Ontem, todas as turmas do 7º (com exceção do 7º C) e do 8º ano, assistiram ao espetáculo "Palavreando", dinamizado pela companhia de Teatro - Mochos no Telhado".
Ao longo das sessões, realizadas no auditório da Biblioteca Municipal, os alunos foram sensibilizados para o poder que as palavras têm, podendo fazer a diferença na vida de cada um de nós.
De forma simples, mas carregada de significado e com grande teor pedagógico, os alunos foram desafiados a refletir sobre várias questões: Qual o lugar da palavra? Qual é o seu poder? Quais as suas limitações? Até onde pode chegar a palavra, antes de esbarrar contra paredes? A palavra dita, a palavra cantada, as palavras que só parecem existir nas páginas dos livros?
As duas atrizes, Sofia e Clara, deram respostas muito simbólicas, brincando com as palavras, palavreando, estendendo a língua, amarrotando as letras, cantando o dito e dizendo o cantado, trocando as voltas e as meias-voltas, vestindo ideias e despindo preconceitos para fazer delas a poesia dos outros, incluindo todos os presentes nesse ambiente de magia.
Foi, sem dúvida, uma oportunidade especial de aprendizagem e de verdadeiro enriquecimento.
Muito obrigada à direção do agrupamento e à Biblioteca Municipal pela cooperação, sem a qual não seria possível realizar esta iniciativa.
Agradecemos aos professores que aceitaram este desafio da Biblioteca Escolar (Filomena Monteiro, Paula Loureiro, Nuno Soares, José Assunção, José Costa, Lures Pais, Fernanda Oliveira, Catarina Campos, Pedro Freitas, Eunice Pena, Manuela Cardoso, Rui Duarte, Vânia Pereira, Catarina Machado e Fernanda Pina), acompanhando as suas turmas numa época de tanto trabalho. Agradecemos também aos alunos pela sua presença e envolvimento.


Sem comentários:
Enviar um comentário