1 de fevereiro de 2024

Concurso de Leitura em voz alta “De viva voz”

No “Dia Mundial da Leitura em Voz Alta” divulgamos a 1ª edição do concurso em voz alta “De viva voz” que se vai realizar no Agrupamento de Escolas de Mangualde”.


Consulta o regulamento aqui:


Leituras sobre o ... Holocausto!

Reunimos aqui neste catálogo bibliográfico um conjunto de livros que sobre o Holocausto e que existem nas Bibliotecas da ESFA:

30 de janeiro de 2024

Holocausto - 27 de janeiro

 A 27 de janeiro assinalou-se o Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto. Este dia foi implementado através da Resolução 60/7 da Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU), a 1 de novembro de 2005.

O propósito deste dia é não esquecer o genocídio em massa de seis milhões de judeus pelos Nazis. Este constitui um dos maiores crimes contra a Humanidade de que há memória.  A comemoração deste dia pretende educar para a tolerância e a paz, bem como alertar para o combate ao antissemitismo.

O tema em 2024 é «Reconhecer a coragem extraordinária das vítimas e sobreviventes do Holocausto». Durante o Holocausto, os nazis fizeram de tudo para desumanizar as suas vítimas. Desafiar os nazis exigiu uma coragem extraordinária.

Na nossa biblioteca foi realizada uma pequena exposição, e foram enviadas para as salas de aula alguns recursos sobre este tema.








Sessões do Projeto 3H's - 6ºB/5ºC/5ºD

 Na semana passada, na Biblioteca da GEA houve mais 3 sessões do Projeto 3H's (Hoje Há Histórias). A turma do 6º B do Professor António Cardoso e as turmas do 5º C e do 5ºD da Professora Gilda Costa receberam na Biblioteca da GEA um convidado especial, que desta feita foi a Drª Maria João que é a Coordenadora da Biblioteca Municipal de Mangualde. Nestas sessões, a nossa convidada, falou principalmente sobre a importância de ler e da leitura e sobre a sua experiência pessoal como leitora. Depois para os alunos leu e explorou os livros/excertos dos livros “Vamos comprar um poeta” de Afonso Cruz, “Frederico” de Leo Lionni, “Frida” de Sébastien Perez e “Estranhões e Bizarrocos” de José Eduardo Agualusa. Foram sessões muito proveitosas e os alunos gostaram muito de a ouvir!

Agradecemos por isso à Doutora Maria João a sua presença na nossa biblioteca!