23 de janeiro de 2015

Hora do conto - janeiro (3.ºs anos)


Começámos hoje mais uma Hora do Conto. Iniciou-se com os alunos do 3.º ano. Selecionámos a obra "O senhor do seu nariz e outras histórias". 
Os textos selecionados foram: 
"História do cortador de pedra" e "Onde está a felicidade?".  

Podes ler algumas das histórias clicando na imagem. 


22 de janeiro de 2015

Concurso de letras capitulares

O Dr. Carlos Albano, partindo da atividade "Recriação de um scriptorium e escrita medieval", promoveu, em parceria com a Biblioteca Escolar, o Concurso de letras capitulares. Será selecionada uma letra capitular de um aluno, de acordo com o trabalho de pintura proposto. 
Em breve divulgaremos o resultado. 





Concurso "Leitores de Palmo e Meio"

Está aberto o Concurso "Leitores de Palmo e Meio". Mais informações estão disponíveis no regulamento que está afixado na Biblioteca Escolar e nas portas dos pavilhões da Escola Gomes Eanes de Azurara. 


              

19 de janeiro de 2015

Escrita medieval e recriação de um “scriptorium” (parte 2)

Hoje as restantes turmas do 6.º ano estiveram na Biblioteca Escolar Gomes Eanes de Azurara para assistir à atividade "Recriação de um scriptorium e escrita medieval". 
Em virtude de a Dra. Teresa Gama, Diretora do Tesouro da Sé de Viseu estar doente, esta atividade foi dinamizada pelos professores João Carlos e Carla Vanessa.
Contámos com a presença dos alunos do 6.º C - acompanhados pela Dra. Clementina Martins, 6.º F - acompanhados pela Dra. Maria José Espinha, 6.º G - acompanhados pelo Dr. João Carlos, 6.º H – acompanhados pela Dra. Helena Santos e 6.º I - acompanhados pelo Dr. Carlos Albano. 
Tivemos ainda a presença dos alunos do 1.º ciclo das turmas: 4.º A - acompanhados pela Dra. Maria José Cardoso, 4.º B - acompanhados pelo Dr. Armando Pinto, 4.º C - acompanhados pelo Dr. António Sousa, 4.º D - acompanhados pela Dra. Helena Pereira, 4.º E - acompanhados pela Dra. Celeste Brito, 4.º F - acompanhados pelo Dr. José Fernando, 4.º G - acompanhados pela Dra. Carla Costa, 3.º A - acompanhados pela Dra. Zulmira Domingos, 3.º C - acompanhados pela Dra. Ilda Santos e 4.º E - acompanhados pela Dra. La Salete Marques. Estiveram também presentes o Dr. Rui Sacadura, a Dra. Ana Afonso, a Dra. Helena Gonçalves e a Dra. Teresa Beja. 
Um grande e sincero agradecimento à D. Margarida e D. Mónica, pois sem elas não seria possível ter a nossa biblioteca tão bem caraterizada. Não só nos adereços, mas em tudo o que foi necessário, colaboraram de forma preciosa. Um bem haja ao Sr. Bruno que filmou toda a atividade ao longo destas duas segundas feiras. 
Mais uma vez obrigada à Câmara Municipal pelo empréstimo dos fatos de monge e das secretárias e à Coordenadora da nossa escola, Dra. Cristina Albuquerque, que se mostrou sempre disponível a todas as solicitações. 

A todos, sem exceção, MUITO OBRIGADA!


Entrega de prémios do Concurso de Presépios

Foi hoje a entrega de prémios dos vencedores do Concurso de Presépios. A docente Isabel Soares esteve na Biblioteca Escolar a entregar os prémios. 

Os grandes vencedores foram:
1.º lugar - Maria Loureiro .- 5º H
2.º lugar - João Filipe Pina - 5.º I
3.º lugar - Simão Ferreira - 5.º C

Parabéns a todos os participantes!