9 de janeiro de 2014

Hora do conto - janeiro (3º.s anos)

Iniciámos este 2º período com a leitura do Conto "O fato novo do Sultão". 
Este conto de Guerra Junqueiro é bastante conhecido e mostra-nos que a vaidade, por vezes faz com que não consigamos ver a realidade. 

A todos os alunos da escola desejamos: BOAS LEITURAS!




8 de janeiro de 2014

Concurso de Escrita Criativa

A partir de hoje estão abertas as inscrições para o Concurso de Escrita Criativa. 
Aguardamos a vossa participação!

Segue o regulamento do concurso: 



Este mês nas bibliotecas...

Iniciamos este novo ano que esperamos seja repleto de excelentes leituras, com a visita da escritora Conceição Dinis Tomé. A autora apresentará na ESFA o livro “O Caderno do Avô Heinrich”, um livro sobre a amizade, a solidariedade e o amor pelos livros passado no terrível  cenário do Holocausto e que é uma das obras de leitura obrigatória para os alunos do ensino básico na 1ª fase do Concurso Nacional de Leitura, cuja prova será realizada no dia 15.

A biblioteca da GEA promove também este mês o Concurso de Escrita Criativa destinado aos alunos do 1º e 2º ciclos.

Mantêm-se as atividades mensais habituais, tais como, a Hora do Conto, Concurso Agora é para pensar, Concurso Saber Mais Sobre, Autor do Mês. Este mês irá dar-se início a sessões de formação de utilizadores das TIC na biblioteca GEA para turmas do 2º ciclo.

Dia em Memória das Vítimas do Holocausto assinala-se a 27 e na ESFA estão previstas algumas atividades para não deixar esquecer este período negro da história mundial - um ciclo de cinema temático, uma exposição sobre Aristides de Sousa Mendes, um dos maiores exemplos de respeito pela integridade humana da História recente do Mundo, uma mostra bibliográfica… o programa será divulgado muito em breve.

A partir de amanhã, na biblioteca da ESFA, estará a exposição “Trabalhos em Terracota pequenas peças individuais e em grupo – bustos repletos de personalidade” , realizada pelos alunos do 11ºG na disciplina de Expressões lecionada pela docente Teresa Azevedo.


Bom mês… boas leituras!

Concurso de presépios - alunos premiados

Agradecemos a todos os concorrentes a vossa participação. Todos estão de parabéns pelo empenho e pela qualidade dos trabalhos elaborados para o concurso. Gostaríamos de premiar cada um especial, porque de facto, esmeraram-se, mas não nos é possível. Assim sendo, destacamos uma lista de dez presépios que serão premiados. 

Obrigada pelo vosso trabalho!

1ºs lugares:
EB1 de Chãs de Tavares
Simão Gonçalves, nº 23 do 4º A
Mariano Pereira, nº 20 do 4º A


Restantes alunos premiados:
Joana Silva, nº 13 do 6º J
Catarina, nº 2 e Mariana, nº 14 do 6º C
Érica, nº 8 e Eva, nº 9 do 4º B
Mariana Amaral, nº 13 da Escola da Cunha Baixa
Guilherme Pais, nº 6 do 3º G
Rúben, nº 12 do 4º F
Gabriela, nº 7 do 4º D


7 de janeiro de 2014

Hora do conto - A lenda de Artaban

Hoje os alunos estiveram na Biblioteca para a Hora do Conto, acompanhados pelas docentes de Educação Especial Joaquina e Helena Menano. A história contada era alusiva ao Dia de Reis. Existe uma lenda que conta que afinal existiram quatro Reis Magos. O quarto Rei chamava-se Artaban. A lenda conta o que Artaban fez e as provações por que passou até conseguir encontrar o Menino Jesus. 
É uma história que fala de amor, amizade, ajuda, solidariedade, coragem, força, dedicação, ...




Segue a história: