20 de fevereiro de 2026

Concurso de Fanzines - PARTICIPA!

As Bibliotecas Escolares em parceria com a Coordenadora do Clube de Rádio e a Coordenadora do Departamento de Expressões promovem o Concurso “Fanzina-te”, com o objetivo de incentivar a criatividade, a expressão pessoal e o contacto dos alunos com formas alternativas de edição e comunicação.

O concurso destina-se a alunos do Agrupamento de Escolas de Mangualde divididos em 2 escalões:  3.º ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário
Os alunos poderão participar individualmente ou em grupo (até 3 elementos).

O tema é livre, permitindo aos participantes explorar assuntos do seu interesse pessoal, social, cultural, artístico ou outro, desde que respeitem as normas de convivência escolar e os valores de cidadania.

DESAFIA-TE! DÁ ASAS À TUA IMAGINAÇÃO! PARTICIPA!

Sessões sobre IA - 2 de março - 7.º e 8.º anos

Sendo a Inteligência Artificial um tema tão pertinente, atual, as bibliotecas escolares promoveram a realização de sessões de esclarecimento e sensibilização destinadas aos alunos do 3.º Ciclo e Secundário.

Obrigada aos docentes que já aderiram esta iniciativa, acompanhando as suas turmas à Biblioteca Municipal.

"Leituras de afeto” - em português e em espanhol

Ainda no âmbito da comemoração da Semana dos Afetos, partilhamos convosco uma atividade muito interessante, dinamizada pela professora Manuela Richter, elemento da equipa da BE, que, em conjunto com os alunos Joser Bermudez, do 6.º G de PLNM, e Beatriz Sayuri, do 8.º B, realizaram leituras de forma bilingue — português e espanhol — junto de várias turmas.

A biblioteca agradece a colaboração desta equipa em mais uma iniciativa.                      

A “equipa” Bilingue continuou a espalhar magia pelas salas de aula, fazendo a leitura de textos selecionados e criando momentos de partilha de “leituras de afeto”, no âmbito da iniciativa da Biblioteca da GEA – Semana dos Afetos. Esta iniciativa exigiu coragem de quem leu e sensibilidade de quem ouviu.

Estar diante de turmas a partilhar textos de afeto nem sempre é fácil, mas o silêncio respeitoso e a atenção genuína que demonstraram tornaram tudo mais simples.

Ouvir é, em si mesmo, um ato de carinho. Ao acolherem os textos com tanta abertura, os alunos provaram que as salas de aula são um espaço seguro e cheio de empatia. Levámos reflexões sobre temas como: “O que é o amor para ti?”.

Gostaria de vos agradecer sinceramente pela vossa postura durante a audição dos textos de afeto. Ficámos felizes com a maturidade com que receberam cada mensagem.

Momentos como este mostraram-nos que, além de alunos fantásticos, são pessoas com uma capacidade de escuta admirável, focadas na escuta ativa.

Um agradecimento especial a todos os envolvidos — professores e alunos. Ler sobre afetos exige vulnerabilidade, mas ouvir com o coração — como fizeram — exige generosidade.

Obrigado por respeitarem o tempo e as emoções partilhadas. É através desta escuta atenta que construímos laços de Humanismo. Foi um privilégio partilhar este momento convosco.

Com recurso a este candeeiro especial, que continha o poema de Camões "Amor é um fogo que arde sem se ver", o ambiente ficou ainda mais propício à vivência de sentimentos de afetos.