12 de novembro de 2015

Sessão com a Dra. Maria Patrocínio da Acreditar

Hoje os nossos alunos participaram numa sessão de esclarecimentos sobre a "Acreditar - Associação de Pais e Amigos de Crianças com Cancro". 
Esta ação contou com a presença da Dra. Maria Patrocínio Matos Grilo do Núcleo Regional do Centro da Acreditar. 

Como também nós ACREDITAMOS, o departamento do 1.º ciclo decidiu unir-se a esta causa para apoiar a Associação. Mais uma vez a Educação para os valores é trabalhada dentro e fora das salas de aula dos mais pequenos. 

A Acreditar foi fundada em 1994.
É uma Instituição Particular de Solidariedade Social que pretende ajudar as crianças com cancro, e as respectivas famílias, a superar melhor os diversos problemas que se colocam a partir do momento em que é diagnosticado o cancro, contribuindo para fomentar a esperança. Infelizmente há várias crianças que sofrem desta doença e famílias que sofrem por causa dela. 
Alguns dos nossos alunos do 2.º, 3.º, 5.º e 7.º anos, acompanhados pelos docentes, estiveram presentes e contribuíram para esta causa tão nobre. 

Durante a próxima semana, nas três escolas estarão disponíveis caixas (mealheiro) para todos aqueles que quiserem colaborar. Cada contributo terá como oferta uma lindíssima flor. As flores têm sido feitas por professoras e auxiliares da escola Gomes Eanes de Azurara. Assim sendo, apelamos à vossa solidariedade e contamos com a vossa contribuição. Por menor que seja é sempre bem-vinda. Para quem nada tem, o pouco é muito!   

Obrigada a todos os envolvidos "Porque vale a pena acreditar"!




11 de novembro de 2015

Comemoração do São Martinho na EB1 da Mesquitela

Hoje os alunos da EB1 da Mesquitela ouviram a história "200 amigos (ou mais) para 1 vaca" de Alessia Garilli. 
Esta história fala sobre a bondade de uma criança que arranjou um plano para encontrar muitos amigos para a sua vaca Carmen. Para isso precisou da ajuda do pai e, no final, realiza o seu desejo. 

Partindo da amizade e bondade, os alunos ouviram ainda a "Lenda de São Martinho", reconhecendo  que Martinho foi um soldado altruísta. 


Ficam as imagens! 




9 de novembro de 2015

Resultados do Concurso "As vassouras e os espanta-espíritos de Halloween"

Parabéns pelos excelentes trabalhos de todos os participantes!!!

Ficam os resultados do concurso, promovido pelas docentes de Inglês do 1.º ciclo!



8 de novembro de 2015

Este mês nas bibliotecas...

Iniciamos este mês com a inscrição no Concurso de Decoração de Natal Inter-Escolas do projeto “Make a Wish”. A "Make a Wish" é uma organização internacional que tem por missão realizar os sonhos de crianças e jovens gravemente doentes. As Bibliotecas Escolares e os professores de EMRC consideraram pertinente dar o seu apoio a esta causa e em conjunto com a Associação de Estudantes e de vários outros alunos que irão iniciar uma campanha solidária de “venda” de estrelas (as quais servirão para decorar a escola) para angariação de fundos, destinados a realizar o desejo de uma criança/jovem. Contamos, por isso, com a solidariedade de todos! 

 No dia 11 comemora-se o S. Martinho e no dia 16 o Dia Internacional da Tolerância, estando as bibliotecas a preparar alguns materiais para assinalar estas datas. 

 Com a apoio da editora Santillana estará na ESFA entre os dias 16 e 20 a exposição “Livros que fizeram História”. Trata-se de um conjunto de 16 painéis que contam a história de várias obras - desde a «Bíblia», passando pela «Origem da Espécies» de Charles Darwin e pela «Teoria da Relatividade» de Albert Einstein, até ao «Principezinho» de Saint-Éxupéry, entre outros. 

No dia 22 a Biblioteca Municipal comemora 18 anos e lançou o convite todos os mangualdenses que nasceram no ano da sua abertura para participarem diretamente nas comemorações deste dia. Será de certeza um dia cheio de muita animação a assinalar o excelente trabalho que têm feito em prol da cultura na nossa cidade. 

No dia 12, na Biblioteca Municipal, os alunos do 2.º ano, 3.º ano e 7.º ano participarão numa sessão de esclarecimentos sobre a Associação Acreditar- Instituição Particular de Solidariedade Social, associação que apoia as famílias de crianças doentes com cancro. A palestra será realizada pela Dra. Maria Patrocínio Matos Grilo, membro de direção da ACREDITAR do Núcleo Regional do Centro.   

Continuam às quintas-feiras as sessões do projeto “Aprender em Filmes” com o CineClube de Viseu, no qual estão envolvidos vários alunos do agrupamento de Artes Visuais e os desafios mensais habituais.

 Bom mês… boas leituras!