31 de março de 2017

Semana da Leitura - 5.º dia

A semana está mesmo a chegar ao fim... 
Mais de 30 crianças envolvidas nas leituras em movimento, 23 crianças envolvidas numa atividade de leitura na Câmara Municipal, todas as turmas do 1.º ciclo envolvidas em atividades, concursos para os alunos do 2.º ciclo, palestras sobre o ambiente para a maior parte dos alunos da GEA, dois Jardins de Infância em atividades de leitura na Innovative Classroom Lab

O balanço é muito positivo!
Quero agradecer a todos os alunos, colegas, funcionários e encarregados de educação que permitiram que a leitura fosse vivida em festa! 

Dia Mundial do Teatro






Exposição de cartazes - o valor das bibliotecas




Divulgação dos resultados "Miúdos a votos" - Eleição a a nível nacional e a nível de escola





Palestras sobre o ambiente com a colaboração da Proteção Civil e Bombeiros de Mangualde


Exposição da Banda Desenhada da "Fada Oriana" - Alunos do 5.º D e E, nas aulas de Oficina de Escrita com a professora Brigitte











Decoração de espaços - 4.º D e professora Graça Carvalho





30 de março de 2017

Semana da Leitura - 4.º dia

O dia hoje iniciou-se com  a ida à Câmara Municipal de Mangualde. Os alunos do 4.º D, da professora Graça Carvalho, foram apresentar a história da sua autoria "Se eu fosse uma biblioteca" e entoar a canção "Ler e escrever". 


Ainda durante a manhã, os alunos do 3.º ano, na atividade "Leituras em Movimento" estiveram na ACO para partilhar com os professores e alunos uma leitura. 
Obrigada professoras Ana Marto, Alzira Rocha e Mafalda Fernandes. 


Durante a tarde fomos ao Centro Escolar da ACO. Desta vez, os protagonistas da atividade "Leituras em Movimento" foram os alunos do 2.º ano. 
Obrigada professoras Zulmira Domingos, Ilda Santos, Helena Antunes, Carla Costa, Lisete Melo, La Salete, educadora Fernanda e D. Sílvia!



29 de março de 2017

Semana da Leitura - 3.º dia

Começámos hoje o dia com a Entrega de Prémios aos vencedores dos desafios e concursos mensais, relativos ao 2.º período. 
Parabéns a todos os participantes e aos nossos vencedores! 


Durante a manhã, na Biblioteca GEA, decorreu a final do Concurso "Pequenos Compositores", dinamizado pelo professor Abel Moura em parceria com a Biblioteca Escolar e os professores de Português do 6.º ano. As turmas finalistas tiveram uma bela prestação, por isso, são igualmente vencedores. 

Mas os verdadeiros vencedores foram os alunos do 6.º H. 
Parabéns!!!






Ainda durante a tarde, as crianças do Jardim de Infância de São Julião estiveram na sala EduFor Innov@tive Classroom Lab para “Novas leituras”. Começámos por ouvir a Galinha Vermelha, narrada e gravada pelos alunos do 11.º K com a professora Adelina. Depois ouvimos e vimos as animações de algumas histórias do livro “ABC Funny” de Tiago Santos e André Vaz. 
No final, entre quadro brancos, tablets e quadros interativos, os nossos artistas desenharam.
As nossas crianças adoraram e querem voltar!



28 de março de 2017

Semana da Leitura - 2.º dia

Hoje, começámos o dia com o “Spelling contest”. Os alunos do 2.º ciclo foram as estrelas da manhã e estiveram à altura do desafio. Foi muito difícil decidir os vencedores, pois todos os participantes se mostraram preparados para vencer.

Parabéns a todos e muito obrigada professoras Ana Afonso e Brigitte, membros do nosso júri! 








Durante a tarde, as turmas do 1.º ano foram ao cinema, na Biblioteca Municipal. Escolhemos o filme Zootrópolis que recebeu, este ano, o Óscar de melhor filme de animação.
A mensagem é maravilhosa e poderá ter muito significado para as nossas crianças. 



Ainda durante a tarde, as crianças do Jardim de Infância Conde D. Henrique estiveram na sala EduFor Innov@tive Classroom Lab para “Novas leituras”. Começámos por ouvir a Galinha Vermelha, narrada e gravada pelos alunos do 11.º K com a professora Adelina. Depois ouvimos e vimos as animações de algumas histórias do livro “ABC Funny” de Tiago Santos e André Vaz. No final, entre quadro brancos, tablets e quadros interativos, os nossos artistas desenharam.


27 de março de 2017

Semana da leitura - 1.º dia

Iniciou-se hoje a Semana da Leitura! 
Começámos o dia com a atividade "Todos a ler"
Os alunos do 1.º ciclo receberam a história "O limpador de placas" de Monika Feth e no 2.º ciclo a história foi "A aposta de leitura" de Franz Hellens.

De seguida, a atividade "O prazer de ler" foi apresentada pelos alunos do 4.º D, aos colegas do 1.º ciclo. Além da leitura do texto "Se eu fosse uma biblioteca", elaborado pela turma, pela professora Graça Carvalho e pela professora bibliotecária, entoaram ainda a canção "Ler e escrever". 




No final da manhã, realizámos a atividade "Leituras em Movimento". Hoje, vários alunos do 4.º ano estiveram na ESFA para partilhar com os professores e alunos uma leitura. 
Obrigada professores Carlos Carvalho, Davide Costa, Inês Vale e Joaquim Vargas e alunos que tanto elogiaram os nossos pequenos leitores. 





Durante a tarde, as turmas do 2.º ano foram ao cinema, na Biblioteca Municipal. Escolhemos o filme Zootrópolis que recebeu este ano o Óscar de melhor filme de animação. A mensagem é maravilhosa e poderá ter muito significado para as nossas crianças. 



26 de março de 2017

Resultados dos concursos e desafios mensais de março

Todos os resultados dos concursos e desafios mensais de março podem ser consultados na Biblioteca Escolar da Escola Gomes Eanes de Azurara. 

Algoritmo

MatMagicando

SMS (Saber Mais Sobre)

Quem é o autor?

Agora é para pensar!