6 de fevereiro de 2014

Fundação PT - Comunicar em Segurança

Hoje em dia a segurança na internet é muito importante. Os nossos alunos mais pequenos já utilizam a internet para realizar trabalhos, para ocupar os tempos livres, para jogar, para brincar e para consultar diferentes sites. Assim sendo, parece-nos muito importante que saibam como devem proceder para estarem seguros. 

A Fundação PT (Portugal Telecom) em parceria com as escolas desenvolve sessões de informação sobre "Como comunicar em segurança".   

A Biblioteca Escolar, com a colaboração do voluntário António Silva da Fundação PT, proporcionou a todas as turmas do 4º ano da Escola Gomes Eanes Azurara uma sessão de informação sobre a Segurança na internet. As sessões decorreram no auditório da escola. 

Agradecemos a todos os envolvidos, alunos, professores, voluntário António Silva e à Fundação PT, por tornarem estas iniciativas possíveis e, acima de tudo, pela sua importância!



5 de fevereiro de 2014

Concurso "Agora é para pensar!"

A biblioteca escolar com a colaboração do docente Renato Castro (Matemática) dinamiza mensalmente o Concurso "Agora é para pensar!". 

Aproveito o momento para agradecer ao Professor Renato pela colaboração que tem dado à biblioteca, pois é da sua responsabilidade (de forma voluntária e a pedido da professora bibliotecária) a elaboração dos desafios e a sua correção. Os alunos obviamente também lhe agradecem por mais esta atividade e concurso. 

Agradeço também à Escola de Abrunhosa-a-Velha que mesmo longe iniciou a sua participação no mês de janeiro. Desejo que continuem a participar!

Obrigada a todos os alunos que tornam estas atividades possíveis e gratificantes para nós!

Seguem os resultados:




Concurso Visão Júnior - Premiados

Seguem os trabalhos realizados no 1º período pelos alunos do 5º D e 5º E. Estes trabalhos foram realizados no âmbito do Concurso da Visão Júnior. As turmas elaboraram os trabalhos na disciplina de Português com a supervisão da docente Fernanda Romão. 

Os meus sinceros parabéns a todos os participantes e em especial à turma do 5º E por ter sido premiada. 

Continuem a participar nestas iniciativas, pois têm capacidades para vencer! Eis a prova!

Parabéns a todos!










4 de fevereiro de 2014

Proposta de atividade para o Grupo de Ciências

Tendo em conta que o dia dos namorados está a chegar, a Biblioteca Escolar propõe a todos os docentes, desta vez de Ciências do 2º ciclo, a seguinte atividade:





Aguardamos a vossa participação e agradecemos e atenção dispensada!

Proposta de atividade para o Grupo de Matemática


Tendo em conta que o dia dos namorados está a chegar, a Biblioteca Escolar propõe a todos os docentes de Matemática do 2º ciclo a seguinte atividade:



Agradecemos desde já a atenção dispensada e a vossa participação

Autor do mês de fevereiro

Este mês na Biblioteca Escolar selecionamos informações sobre a vida e obra dos escritores  José Eduardo Agualusa (1º ciclo) e Manuel António Pina (2º ciclo). 








Leitor + (janeiro)

Seguem os Leitores + do 1º e 2º ciclos relativos ao mês de janeiro. 

Parabéns às alunas!








3 de fevereiro de 2014

Este mês nas bibliotecas...

Iniciamos fevereiro recebendo os atores Pedro Górgia e Alexandre Silva que, com o apoio d“O que está a fazer?!” sobre segurança na Internet. As sessões estão direcionadas ao 3º ciclo e acontecerão no dia 4 na ACO e na ESFA. Ainda, fruto desta parceria com a Fundação PT, os alunos do 4º ano participarão nas sessões de sensibilização sobre a temática agendadas para o dia 6. Nas várias escolas serão expostos materiais alusivos e está prevista a exibição do filme “Trust – Perigo online” na ESFA e na ACO, em datas a combinar com os docentes das duas escolas,  bem como, a exibição de pequenos vídeos na biblioteca da GEA.
a Fundação PT, nos trazem a peça de teatro 

No dia 12, será realizada a 2ª fase do Concurso “Leitores de palmo e meio”. A prova incidirá sobre as obras “A polegarzinha” de Hans Christian Andersen e “O rei cego”, história tradicional,  para os alunos do 1º ciclo e “Os cisnes selvagens” de Hans Christian Andersen  e “Amigo dedicado” de Oscar Wilde  para os aluno 2º ciclo. Boa sorte para todos!

A Biblioteca Municipal assinalará o Dia Mundial da Rádio que se comemora a 13, convidando algumas turmas a visitarem o estúdio que será montado nesse dia no átrio da BM.

No dia 14, “Dia dos Namorados”, os alunos colaboradores da biblioteca irão às turmas do 1º ciclo contar algumas histórias. O tema? O Amor… obviamente!

A partir do dia 19, na ESFA a equipa pedagógica de Biologia e Geologia dinamizará  a exposição “A Ciência do Sabor”.

Mantêm-se as actividades mensais habituais!

Bom mês… muitas leituras!