3 de junho de 2011

Dia Mundial do Ambiente - 5 de Junho

Observa com atenção a exposição sobre este tema que se encontra no átrio. Enriquece os teus conhecimentos sobre este assunto que a todos diz respeito e torna-te mais responsável, pois o ambiente precisa de ti.


Vai à BE ver os materiais em suporte informático que preparámos para ti e consulta alguns deles aqui!

Preenche a “Sopa de Letras” sobre este tema., pois a brincar também se aprende!

2 de junho de 2011

Moodle das Bibliotecas Escolares

As Bibliotecas Escolares de Mangualde têm um novo espaço na rede - uma página na plataforma Moodle destinada a partilhar recursos educativos de apoio às tuas actividades curriculares.

Dividido em duas partes - uma direccionada para o ensino pré-escolar e 1º ciclo contendo histórias (powerpoints, podcasts, audiobooks...), e outra parte de âmbito genérico, dirigida a todos os alunos do Agrupamento, que inclui os melhores sites e outros materiais seleccionados por professores, para apoiar os teus estudos!

Visita o nosso Moodle em:

1 de junho de 2011

Dia Mundial da Criança

Sabias que o primeiro Dia Mundial da Criança aconteceu em 1950?

Tudo começou logo depois da 2ª Guerra Mundial, em 1945.

Muitos países da Europa, do Médio Oriente e a China entraram em crise, ou seja, não tinham boas condições de vida. As crianças desses países viviam muito mal porque não havia comida e os pais estavam mais preocupados em voltar à sua vida normal do que com a educação dos filhos. Alguns nem pais tinham!

Foi então que, em 1950, a Federação Democrática Internacional das Mulheres propôs às Nações Unidas que se criasse um dia dedicado às crianças de todo o mundo. Este dia foi comemorado pela primeira vez logo a 1 de Junho desse ano!

Com a criação deste dia, os estados-membros das Nações Unidas, reconheceram às crianças, independentemente da raça, cor, sexo, religião e origem nacional ou social o direito a:

- afecto, amor e compreensão;

- alimentação adequada;

- cuidados médicos;

- educação gratuita;

- protecção contra todas as formas de exploração;

- crescer num clima de Paz e Fraternidade universais.

No entanto, só nove anos depois, a 20 de Novembro de 1959 é que várias dezenas de países que fazem parte da ONU aprovaram a "Declaração dos Direitos da Criança".

Trata-se de uma lista de 10 princípios que, se forem cumpridos em todo o lado, podem fazer com que todas crianças do mundo tenham uma vida digna e feliz.

É isto também que a Biblioteca te deseja!





Vê os Powerpoints que preparámos para ti!

Enriquece os teus conhecimentos sobre o Dia Mundial da Criança - observa a exposição que se encontra no átrio e vai à BE ver os materiais em suporte informático.