6 de dezembro de 2013

Convite para a Feira do Livro

Na próxima semana, nos dias 10, 11 e 12 de dezembro, irá realizar-se a Feira do Livro nas bibliotecas escolares da Escola Gomes Eanes Azurara, da EB1 de Mangualde nº2,  e da Escola Ana de Castro Osório.
Convidamos toda a comunidade a visitar as nossas feiras. 
Aguardamos a vossa visita. 
Até breve!




5 de dezembro de 2013

Hora do Conto - dezembro (4.ºs anos)

Hoje iniciou-se mais uma sessão da hora do conto para as turmas do 4º ano. A obra das metas curriculares escolhida foi "O rouxinol" de Hans Christian Andersen. Esta é uma das formas de articular o trabalho da sala de aula com o trabalho da biblioteca escolar. 
Agradecemos a todos os alunos e docentes que participam nestes momentos de leitura.   


4 de dezembro de 2013

Comemoração do Dia Internacional da Pessoa com Deficiência

Hoje, a nossa biblioteca decidiu comemorar o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência. A biblioteca organizou um conjunto de atividades e foram convidados alunos e docentes de todo o agrupamento. 
Os alunos do 6º G, acompanhados pela professora Irene Coelho, inauguraram o dia, pois foram os primeiros a visitar o nosso espaço. 
Estiveram presentes as docentes de Educação Especial de todo o agrupamento com os seus alunos. 
A unidade de autismo também veio assistir à hora do conto, acompanhados pelas docentes e auxiliares. 
A professora Lurdes Ferreira acompanhou um grupo de alunos para participar nas atividades preparadas.
As turmas do 3º E e 3º G, com os docentes Celeste, Gorete e Luís, assistiram à hora do conto e ilustraram imagens alusivas às histórias ouvidas. 
A turma do 1º D veio com a professora Graça Carvalho ouvir histórias sobre a diferença. Os alunos foram sensibilizados para a forma como devemos tratar todas as pessoas, quer tenham ou não algum tipo de deficiência.  
As atividades foram diversificadas e cada grupo de alunos pode escolher o que preferia fazer. 
Todos podiam ler histórias, assistir à hora do conto, jogar ao dominó, pintar desenhos alusivos às histórias, ler e comentar frases. 
Todas as atividades estavam relacionadas com o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência e apelavam ao mote: Todos iguais, diferentes...
Agradeço do fundo do coração a presença de todos os que se disponibilizaram a refletir e comemorar este dia connosco na Biblioteca da Escola Gomes Eanes Azurara. Penso que não me esqueci de ninguém, mas se o fiz, foi sem qualquer má intenção. 
Consideramos de extrema importância sensibilizar para a diferença e para o respeito para com todos os seres humanos!



Este mês nas bibliotecas...

Iniciamos o mês assinalando o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, para o qual promovemos algumas atividades alusivas à temática, entre as quais destacamos o filme realizado com alunos do agrupamento, as horas do conto nas bibliotecas da GEA e da ACO e o dia aberto na biblioteca da GEA (dia 4) que será repleto de surpresas! 

À semelhança de anos anteriores, entre os dias 10 e 12 irá acontecer o Ciclo de Reflexão sobre Direitos Humanos, uma iniciativa das Bibliotecas Escolares em conjunto com o Departamento de Ciências Sociais e Humanas. O programa definitivo será publicado muito em breve e prometemos que vai valer a pena!

Também nas mesmas datas, decorrerá nas Bibliotecas da GEA, da ACO e da EB1 a Feira do Livro! Aproveitem os descontos e peçam/ofereçam livros neste Natal!

Para a última 6ª feira do período preparámos um espetáculo que envolverá vários alunos, bem como, a sempre bem-disposta presença de ex-docentes que partilharão leituras encenadas, dramatizações e canções alusivas à época natalícia que se avizinha. 

Na ACO e na GEA decorre o Concurso de Presépios e na ESFA serão realizadas no dia 11, as audições dos alunos que pretendem fazer parte da claque que participará no Festival Artístico Escolíadas. 

Mantêm-se as atividades mensais habituais!

Bom mês… boas leituras!

3 de dezembro de 2013

Hora do conto - Histórias alusivas ao Dia Internacional da Pessoa com Deficiência

Hoje os alunos estiveram na Biblioteca para a Hora do Conto, acompanhados pelas docentes de Educação Especial Joaquina e Helena Menano. Neste dia, para comemorar o dia Internacional da Pessoa com Deficiência, lemos aos alunos três histórias que falam sobre a diferença. Estas histórias tiveram como objetivo sensibilizar para a diferença, mas principalmente, para a importância e valor que cada um de nós tem. As histórias foram exploradas, retirando-se das mesmas o mais importante: Somos todos especiais e todos temos muito valor. Somos iguais, diferentes... 











Dia Internacional da Pessoa com Deficiência!



Um filme produzido na nossa escola a assinalar o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência!


2 de dezembro de 2013

Autor do mês de dezembro

Este mês selecionámos os escritores: Alves Redol para o 1º ciclo e Sophia de Mello Breyner para o 2º ciclo. Venham conhecer parte da vida e obra destes autores na Biblioteca Escolar.   








Leitor + (novembro)