16 de outubro de 2014

A menina que não gostava de fruta

Hoje, os alunos de pré-escolar, na Escola Básica de Mangualde, ouviram a história A menina que não gostava de fruta. Os mais pequeninos ouviram a história e  algumas dicas sobre alimentação saudável. A partir desta história abordámos ainda a saúde oral. Ouvida a história, cada aluno pintou um fruto alusivo à história. 

A todos desejamos uma vida saudável e um boa alimentação: rica em frutas e legumes e muito variada. 

Doces só de vez em quando!


"A árvore dos rebuçados" de Rosário Alçada Araújo

Hoje comemora-se o Dia Mundial da Alimentação, por isso a Biblioteca Escolar proporcionou às turmas do 3º A, C e D uma Hora do Conto. Para assinalar este dia contámos a história de Rosário Alçada Araújo A árvore dos rebuçados
Esta história sensibiliza para o consumo de alimentos saudáveis, além de atividades promotoras da saúde, tais como as horas de sono necessárias, a leitura, o estudo, as atividades físicas, entre outras. 
No final da leitura promovemos uma análise calórica de três alimentos: banana, pão e croissant. Esta análise teve como objetivo analisar o que cada um destes alimentos contém e comparar os níveis calóricos, os açúcares e as gorduras. 
Esperamos que desta forma alguns alunos possam refletir e alterar comportamentos menos saudáveis. 


15 de outubro de 2014

Oficinas de cinema de animação - 6º I

Hoje, os nossos alunos do 6º I receberam na sala de aula o Cine Clube de Viseu. Esta oficina de cinema foi dinamizada na aula de Educação Visual da docente Glória Pinto. 

Os alunos adoraram e no final pediram para que viessem mais vezes. 

Obrigada a todos os alunos e à docente Glória Pinto por terem participado nesta oficina. 

Apresentamos de seguida o trabalho realizado pela turma.




Hora do conto - Que grande abóbora bruxa Mimi

Hoje alguns alunos, acompanhados pelas docentes Joaquina Gonçalves e Helena Menano, estiveram na Biblioteca Escolar para a Hora do Conto. Os alunos ouviram a história "Que grande abóbora bruxa Mimi". No final, em grupo, realizaram as atividades propostas. 

Podes ler a história:



Podes ver a ficha de leitura AQUI.