23 de janeiro de 2016

Desafios da SeguraNet - turmas do 4.º C e 5.º A

As turmas do 4.º C, professora Ilda Santos, e 5.º A, professor Renato Castro, estão a participar nos desafios da SeguraNet. 
Para realizarem as atividades propostas, os alunos precisam de pesquisar informação e adquirir novos conhecimentos. No entanto, estes desafios permitem aos alunos saber mais sobre a segurança na internet. 

Temos a certeza de que estes desafios são muito importantes, pois trabalhamos com nativos digitais. 

Boa sorte a todos os participantes!

21 de janeiro de 2016

Livros falados com os alunos do 5.º I e 5.º H da Professora Fernanda Romão

Os alunos das turmas do 5.º I e 5.º H, nas aulas de Português da Professora Fernanda Romão, aceitaram, desde logo, o desafio proposto pelo concurso "Livros Falados". 
A obra trabalhada foi o “Sorriso de Estrela” de Ana Maria Magalhães e Isabel Alçada e a partir desta foram criadas duas histórias. A turma do 5.º I criou a história “Duas semanas inesquecíveis” e os alunos do 5.º H criaram a história “Reviravolta no tempo”.
Hoje foi o dia da gravação áudio e os nossos alunos portaram-se muito bem!

Não podíamos deixar de agradecer esta participação à Professora Fernanda Romão que aceitou prontamente o convite e trabalhou com os alunos a criação de novas histórias; à Biblioteca Municipal de Mangualde (em especial ao Miguel) que nos apoiou na gravação com o profissionalismo a que já nos habituou; e aos alunos do 5.º I e 5.º H que foram as estrelas desta atividade. 

Estamos quase a terminar as três atividades e em breve começaremos a pensar na próxima etapa que terá como temática "Os oceanos".


5.º I



5.º H


19 de janeiro de 2016

Livros falados com os alunos da educadora Lurdes Resende

Os alunos da sala 2, Jardim de Infância de Mangualde, aceitaram, desde o primeiro minuto, o desafio proposto pelo concurso "Livros Falados". 
Das diferentes obras disponíveis, temática da "Alimentação e saúde oral", selecionámos a obra de Colin Fancy "Os crocodilos não lavam os dentes". 
Hoje foi o dia da gravação áudio e os nossos pequeninos portaram-se muito bem! Não só contaram a história toda como a sonorizaram, tendo em conta cada mensagem da obra. 

Não podíamos deixar de agradecer esta participação à educadora Lurdes Resende que aceitou imediatamente o convite e trabalhou com os alunos o reconto da história e as ilustrações; à Cidália, auxiliar da sala, que colaborou igualmente nas atividades desenvolvidas; à Biblioteca Municipal de Mangualde (em especial ao Miguel) que nos apoiou na gravação com o profissionalismo a que já nos habituou; e às crianças da sala 2 que foram as estrelas desta atividade. 

Estamos quase a terminar as três atividades e em breve começaremos a pensar na próxima etapa que terá como temática "Os oceanos". 





17 de janeiro de 2016

Os Muçulmanos na Península Ibérica - 5.º ano

Na Biblioteca Escolar está patente uma exposição de trabalhos dos alunos do 5.º ano do professor Carlos Albano. 
Os trabalhos realizados têm como tema central a ocupação dos muçulmanos na Península Ibérica.