4 de outubro de 2014

Espetáculo da Associação Amarte na Biblioteca Municipal

Hoje os nossos alunos do 4º ano assistiram à apresentação de "O principezinho" na Biblioteca Municipal. Este espetáculo foi realizado pela associação Amarte. 




Ficam alguns momentos!




Obrigada pelo convite! 
"As palmas valeram por mil palavras!"


1 de outubro de 2014

Este mês... nas bibliotecas!

Outubro é o Mês Internacional da Biblioteca Escolar. A International Association of School Librarianship (IASL) propõe, como anualmente acontece, um tema aglutinador — A tua biblioteca escolar: um mapa de ideias (tradução adotada pela RBE). Em todo o mundo, este mês é aproveitado para reforçar a visibilidade das bibliotecas escolares e a consciencialização acerca do seu valor nas aprendizagens. É também com essa intenção que receberemos os novos alunos nas bibliotecas do agrupamento. Dar a conhecer os espaços (físico e online), os recursos disponíveis, a forma de organização dos materiais e, fundamentalmente, sensibilizar para a importância da utilização da biblioteca como parceira no processo de ensino-aprendizagem.  

À semelhança de anos anteriores está a decorrer a 4ª edição do concurso “Leituras Enfeitiçadas” dirigido a alunos do ensino pré-escolar ao 9º ano. O concurso prevê duas modalidades – expressão plástica e expressão escrita - e é desenvolvido em articulação com a Biblioteca Municipal que se encontra já a preparar o sarau da noite de Halloween que decorrerá no dia 31, onde faremos a entrega de prémios aos alunos vencedores.

A Biblioteca da ESFA apoia a realização do concurso “promovido pela Ação Pólis “Soluções Locais para Estratégias Regionais” direcionado aos alunos finalistas. Os jovens são convidadas/os, em grupos de 3 a 5 elementos, a propor um projeto para o seu município que responda a uma problemática regional identificada em Viseu Dão Lafões. O prémio será uma viagem ao Parlamento Europeu! Consulta o site 
http://opendaysregions.acaopolis.pt e não percas esta oportunidade. Informa-te na biblioteca!  

Também como é já habitual, em parceria com o CineClube de Viseu irá realizar-se o Aprender em Festa 2014, um programa dedicado ao cinema de animação, que inclui propostas para a realização de oficinas e exibição de filmes (curtas e longas metragens).

No dia 16 assinalaremos o Dia Mundial da Alimentação, propondo algumas atividades que reforcem a importância de nos alimentarmos saudavelmente. 

Iniciamos na GEA e na ACO a “Hora do Conto” e uma série de desafios mensais.


Bom mês… boas leituras!

Dia da música

Para assinalar o Dia da Música sugerimos: