20 de maio de 2011

“Quem conta um ponto… acrescenta um ponto”

Aluna do 6º ano, do Agrupamento de Escolas de Mangualde, obteve o 2º lugar no concurso nacional “ Quem conta um ponto… acrescenta um ponto”

O semanário SOL, associado ao Plano Nacional de Leitura, levou a cabo o concurso “Quem conta um conto, acrescenta um ponto...” que teve como objectivo procurar estimular os hábitos de leitura e de escrita nos alunos do 2º ciclo. Esse projecto abrangia todas as escolas do 2º ciclo de Portugal continental, num total de cerca de 1000 escolas.
O objectivo foi desafiar os alunos das turmas do 2º ciclo  a escreverem um conto que desse seguimento a um dos livros da colecção CLÁSSICOS PORTUGUESES CONTADOS ÀS CRIANÇAS, editada com o semanário SOL em 2008, recorrendo à competência narrativa e imaginação. Os critérios a que tinham que obedecer eram os seguintes: coesão e coerência textual com o livro seleccionado; correcção e clareza; riqueza e qualidade estética; originalidade.

A biblioteca escolar, desde o início que incentivou os alunos a participarem nesta iniciativa contando com o apoio dos professores de Língua Portuguesa. Foram vários os participantes mas o júri só podia escolher um trabalho!
Esta escolha veio a revelar-se uma boa aposta! O nosso Agrupamento está de parabéns, pois temos entre nós a aluna que obteve o segundo prémio. Bárbara Pereira, do 6º B, escolheu a obra “O Bobo” que lhe valeu este reconhecimento público, além de receber óptimos prémios: uma estadia de uma semana para vencedor e família (4 pessoas) no ZMAR, um Computador Portátil e uma Colecção DVD Juvenil.
A sessão solene de entrega de prémios para a aluna será no próximo dia 1 de Junho, no Liceu Passos Manuel, em Lisboa.
Além destes prémios para a aluna, a turma e a escola também serão presenteados com um computador e um dia de actividades para a turma do vencedor no PARQUE AVENTURA DO JAMOR. Essa “aventura” será no dia 13 de Junho e conta com o apoio da Câmara na cedência dos transportes para a turma, a quem, desde já agradecemos.

Uma palavra de carinho muito especial para a Bárbara, que a todos alegrou com o seu desempenho e desejamos que este seja o primeiro de muitos prémios na sua vida de estudante.

Como agradecimento transcrevo uma citação que espelha tudo o que poderíamos dizer:
"Liderar não é impor; mas despertar nos outros a vontade de fazer."
A diferença entre o possível e o impossível está na vontade humana.” (Autor Desconhecido)

Concurso "Em busca da Página Perdida!"

Participa!

18 de maio de 2011

22 de Maio

É dia do autor português! Está atento, porque a Biblioteca tem actividades giras para ti!

Enriquece os teus conhecimentos sobre o Dia do Autor Português - observa a exposição que se encontra no átrio e vai à BE ver os materiais em suporte informático.


Participa no concurso “Em busca da página perdida!” e habilita-te a aprender mais e a ganhar prémios surpresa!

Não te esqueças que "A brincar também se aprende!"

Educação para a Saúde e Sexualidade

De acordo com o estatuído em lei nº60/2009 e portaria nº196-A/2010, realizou-se a actividade "As cientistas das palavras" no auditório da Escola Gomes Eanes de Azurara. Esta actividade teve como público alvo o 5º ano do Agrupamento de Escolas de Mangualde e operou-se no dia 17 de Maio, pelas "cientistas" Lúcia Morgado e Rita Almeida!

Foram expostos os temas DIVERSIDADE e RESPEITO / SEXUALIDADE e GÉNERO, através da leitura / discussão de uma estória e de poemas expressivos. O "público" aderiu de forma muito simpática, coadjuvando de uma maneira bastante positiva em todas as sessões. Os alunos e os seus professores  tornaram a discussão muito mais animada, partilhando exemplos e dando o seu contributo pessoal na abordagem de questões controversas!

Esteve presente, em todas as sessões, a Srª Coordenadora da Educação para a Saúde e Sexualidade (Drª Cristina Matos) que, no término das mesmas, fez uma breve síntese do propósito desta actividade, que será completada em sessão individual com os senhores Directores de Turma.

Ficam as imagens!