18 de novembro de 2022

Leituras do Centenário de José Saramago

Para comemorar o centenário de José Saramago a Equipa de Leitura das Bibliotecas do Agrupamento de Escolas de Mangualde, alunos do 5ºE e alunos do 12ºA leram excertos de algumas das suas obras.

Vejam aqui:


Criado com o Padlet

17 de novembro de 2022

Conta um Conto de Natal

A biblioteca da GEA em parceria com a disciplina de EMRC está a promover o Concurso "Conta um Conto de Natal".

Participa!!!









Centenário de José Saramago

Assinala-se a 16 de novembro de 2022 o centenário de José Saramago. Tal como em circunstâncias semelhantes acontece com outros grandes vultos, a efeméride constituirá uma oportunidade privilegiada para a consolidação da presença do escritor na história cultural e literária, em Portugal e no estrangeiro. E também para se prestar homenagem à sua figura como cidadão.

A atribuição do Prémio Nobel da Literatura confirmou uma consagração internacional que fez de José Saramago uma personalidade com grande significado, para além das fronteiras de Portugal. Assim, Saramago define-se hoje como um “escritor do mundo”, com presença expressiva em manifestações artísticas, educativas, políticas e sociais com vasta disseminação e efeitos variados. Incluem-se nesses efeitos os que decorrem da presença da obra saramaguiana no nosso sistema de ensino e na difusão da língua e da cultura portuguesas no mundo.

Para assinalar o dia a biblioteca da GEA executou um placar alusivo ao tema: