13 de maio de 2022

Vamos falar de Amor...em 77 palavras!

 Na semana dos afetos desafiámos os nossos alunos e alunas a falarem de Amor em 77 palavras.

O resultado dos trabalhos que recebemos está reunido neste livrinho que agora partilhamos (clique na imagem para aceder).

Infelizmente, 18 dos textos que nos foram enviados não tiveram em conta a obrigatoriedade do cumprimento das 77 palavras (requisito essencial para participar neste desafio) pelo que foram eliminados. 

Os professores bibliotecários destacaram os seguintes trabalhos:

 Ensino Secundário - Diana Sousa do 10ºA

 Ensino Básico - Isaac Gonçalves do 7ºC e Lara Ferreira do 7ºD

 Menção Honrosa - Texto coletivo do 7ºB

Solicitamos a todos os participantes que passem na biblioteca da ESFA (ensino secundário) ou da GEA (ensino básico) para levantarem os certificados de participação. Aos alunos vencedores deste desafio será oferecida uma pequena lembrança!  

Agradecemos a todos os alunos e alunas que nos enviaram textos, bem como, a todos os colegas que os incentivaram a participar... muito obrigada a todos! Continuem a escrever!

9 de maio de 2022

9 de Maio - Hoje é dia da Europa!

Todos os anos, no Dia da Europa, comemorado a 9 de maio, festeja-se a paz e a unidade do continente europeu. Esta data assinala o aniversário da histórica «Declaração Schuman». Num discurso proferido em Paris, em 1950, Robert Schuman, o então Ministro dos Negócios Estrangeiros francês, expôs a sua visão de uma nova forma de cooperação política na Europa, que tornaria impensável a eclosão de uma guerra entre países europeus.

A sua visão passava pela criação de uma instituição europeia encarregada de gerir em comum a produção do carvão e do aço. Menos de um ano mais tarde, era assinado um tratado que criava uma entidade com essas funções.

Depois deste primeiro passo, a 25 de março de 1957, chega o Tratado de Roma que agrega a França, a Itália, a Alemanha, a Bélgica, o Luxemburgo e a Holanda. Estava criada a Comunidade Económica Europeia, a C.E. E.

Desde então, o número de países tem aumentado e a nomenclatura foi sendo alterada. Em 2007, pelo Tratado de Lisboa, foi instituída a União Europeia.

Mas as mudanças continuam… se há países que continuam a entrar na U.E., outros há que saem…estamos a referir-nos ao Reino Unido, que, a 31 de janeiro de 2020, oficializou a sua saída.

Se quiseres saber mais sobre a criação da U.E., sugerimos-te que visualizes o Vídeo disponibilizado pela RTP Ensina:


Como nasceu a União Europeia_ from Biblioteca-Palmeiras on Vimeo.

Cartaz de maio


 

Atividade sobre a obra "Os piratas" para o 6º Ano

 Faz este jogo sobre a obra "Os Piratas":