27 de abril de 2016

Divulgação "Quem é o autor?" - Abril de 2016

IRENE LISBOA

Irene do Céu Vieira Lisboa nasceu em Casal da MurzinheiraArruda dos Vinhos, a 25 de dezembro de 1892  e morreu em Lisboa a 25 de novembro de 1958.
Foi escritora, professora e pedagoga portuguesa.
Formou-se na Escola Normal Primária de Lisboa, depois continuou os estudos na SuíçaFrança e Bélgica onde se especializou em Ciências de Educação, permitindo-lhe escrever várias obras sobre assuntos pedagógicos.

Começou a vida profissional como professora da educação infantil.
Em 1932 recebeu o cargo de Inspetora Orientadora do ensino primário e infantil. Como destaca Rogério Fernandes: «o programa de tal departamento desenhado por Irene Lisboa, reformulava de alto a baixo as funções de um órgão estatal até aí consagrado, exclusivamente, ao controlo ideológico, administrativo e disciplinar dos docentes.» Eis a razão porque Irene Lisboa foi afastada do cargo, primeiro para funções burocráticas – foi nomeada para o Instituto de Alta Cultura – e depois, em 1940, definitivamente afastada do Ministério da Educação e de todos os cargos oficiais, por recusar um lugar em Braga. Na verdade, foi uma forma de exílio para uma pedagoga incómoda pelas suas ideias avançadas.
Irene Lisboa dedicou-se por completo à produção literária e às publicações pedagógicas, depois de se reformar aos 48 anos. No entanto não foi livre na expressão dos seus pensamentos. «Restavam-lhe a imprensa, o livro, a conferência. Grande parte das suas intervenções têm, precisamente, esses suportes, mas convém não esquecer que o controlo censório exercido pela ditadura salazarista sobre a expressão pública do pensamento não lhe permitiu certamente a transmissão das suas opiniões com toda a claridade.»
A escrita dominou toda a sua vida. A obra literária que produziu foi elogiada por alguns dos seus pares como José Rodrigues MiguéisJosé Gomes Ferreira e João Gaspar Simões, embora nunca tenha tido grande aceitação por parte do público.
Em homenagem à pedagoga Irene Lisboa a Federação Nacional dos Professores  (FENPROF) fundou, em 12 de Janeiro de 1988, o Instituto Irene Lisboa.


Principais obras
Poesia
Um dia e outro dia… – Diário de uma mulher -1936
Outono havias de vir latente triste - 1937
Folhas soltas da „Seara Nova" – 1929/1955
Poesia – I - 1991

Prosa - Novelas
Começa uma Vida - 1940.
Voltar atrás para Quê? - 1956)
Título Qualquer Serve para Novelas e Noveletas - 1958
Treze Contarelos Que Irene Escreveu e Ilda Ilustrou - 1926
Queres ouvir? Eu conto - Histórias para maiores e mais pequenos se entreterem - 1958

Prosa - Diários
Solidão – Notas do Punho de uma Mulher - 1939
Apontamentos - 1943
Solidão - II - 1966


Sem comentários:

Enviar um comentário