21 de junho de 2011

Festa do Teatro 2 - uma longa de noite de animação!

Na noite do dia 17, teve lugar na Biblioteca Municipal, mais uma festa do Teatro. Foram vários os intervenientes que participaram  neste memorável evento, ao qual assistiram muitos pais e encarregados de educação e comunidade educativa em geral.
 
Dado que este é o blogue da BE - GEA, nesta notícia vamos apenas mencionar o que diz respeito às intervenções dos alunos da GEA.
 
Esta festa iniciou-se com a leitura do texto vencedor no Concurso "Quem conta um conto...acrescenta um ponto...", pela aluna Bárbara Pereira do 6º B. Em seguida, houve a sessão de entrega dos prémios, pelo Dr. Fernando Espinha (a quem agradecemos a presença), relativos às várias actividades realizadas pela Biblioteca da GEA.
 
Depois foi a vez das turmas do 1º A e 3º B (orientadas pelas professoras Vanda Figueiredo e Helena Antunes,) nos cantarem e encantarem com a canção "Sítio do Picapau Amarelo".
 
A turma do 3º B  das Carvalhas, sob a orientação da professora Isabel Sá Pinto, levaram-nos a viajar pelo mundo da fantasia com a dramatização "O Principezinho", terminando com um apelo ao amor  e à paz.
 
A seguir, a turma do 3º B (GEA), entrou de novo em acção e, utilizando fantoches, fizeram a dramatização  da história "Os ovos misteriosos"  que nos transmite uma mensagem muito importante.
 
A turma do 6º C, orientados pela professora Helena Gonçalves, relembraram-nos um momento da nossa história, através da dramatização " O Mostrengo".
 
Alguns alunos do 6º J (orientados pela professora Helena Santos) divertiram-nos com a dramatização "O Freguês Caloteiro".
 
Orientados pelo professor Marco Gomes, alguns alunos do 6º B, presentearam-nos com  as dramatizações " A Fada Oriana" e "Eu quero um amigo", relembrando-nos que a amizade é um tesouro a preservar.
 
Com a dramatização "Nós, os livros",  alguns alunos do 6º J,  demonstraram a importância da leitura e de todo o tipo de livros, encerrrando as intervenções do 1º e 2º ciclos.
 
Estes momentos de grande alegria e  entusiasmo, com  muitos sorrisos à mistura, permanecerão na nossa memória...
 
 
A todos agradecemos o empenho, a presença e a "paciência", dado que a festa se prolongou noite dentro
 
 
A Professora Bibliotecária: Lúcia Morgado

Entrega de prémios do concurso nacional "Quem Conta um conto...acrescenta um ponto..."


Tal como já anunciámos, a aluna Bárbara Pereira do 6º B, ganhou o 2º prémio no concurso nacional "Quem Conta um conto...acrescenta um ponto..."., promovido pelo Semanário SOL e pelo Plano Nacional de Leitura.

No dia 1 de Junho, numa sessão solene, teve lugar a entrega de prémios à aluna, no liceu Passos Manuel em Lisboa, na qual estiveram presentes o Dr Fernando Pinto do Amaral - Comissário do Plano Nacional de Leitura, o Dr. Filipe Eusébio - Administrador do Semanário Sol e a Dra Luisa Matos - responsável pela equipa do Plano Nacional de Leitura que seleccionou os trabalhos, os três vencedores, os seus familiares e as professoras bibliotecárias responsáveis pela promoção deste concurso nas escolas.

Nesta sessão, a Bárbara além de dar uma entrevista, leu o seu texto que a todos encantou pela originalidade e qualidade e pela grande expressividade da sua leitura.

O vídeo e as fotografias que aqui disponibilizamos são o testemunho deste dia tão especial, para a Bárbara e para todos os presentes.

Como também já tínhamos anunciado anteriormente, um dos prémios a que a Bárbara teve direito destinava-se à sua turma.
Assim, no dia 13 de Junho, o 6º B, acompanhado pelo seu Director de Turma - Hermínio Pina, pela Professora de E.V.T - Glória Pinto, pela professora bibliotecária - Lúcia Morgado e pelo Assistente Técnico - Fernando Silva, viveram uma tarde de verdadeira aventura e muita adrenalina no Parque Aventura do Jamor. Os alunos e professores tiveram oportunidade de testar a sua coragem e a sua agilidade física ultrapassando os vários obstáculos, como atestam as fotografias que disponibilizamos. Parabéns a todos pelo seu óptimo desempenho!
No final, ainda houve oportunidade de um pequeno "Tour" pela cidade de Lisboa, com uma pequena paragem no Mosteiro dos Jerónimos e no Centro Cultural de Belém.

Aproveito a oportunidade para dar, mais uma vez, os parabéns à Bárbara pelo seu óptimo desempenho neste concurso e para lhe agradecer, em nome de todos, a experiência deste dia, especial e gratificante.

 Comentário de duas alunas que participaram na ida a Lisboa:

“No dia 13 de Junho, pelas 10 horas (devido a atraso do autocarro), a nossa turma (6ºB) foi ao Parque Aventura situado no Jamor, em Lisboa, no âmbito do prémio atribuído à nossa colega Bárbara Pereira.
Fizemos uma paragem na estação de serviço de Leiria para almoçarmos.
Chegados ao nosso destino, fomos recebidos por dois funcionários que nos equiparam e demonstraram o que devíamos fazer…
A parte que mais gostei foi quando realizei as tarefas mais difíceis com a Professora Lúcia…
Com esta visita percebi que tinha capacidades de fazer coisas que nunca pensei ser capaz! Gostei muito da visita que realizámos a Lisboa.” (Mónica Pinto)

“No dia 13 de Junho, eu e a minha turma realizámos uma visita de estudo ao Parque Aventura do Jamor.
O que eu mais gostei foi do slide, do salto do Tarzan, de tudo! A seguir, passámos pela Praça do Império e vimos o Centro Cultural de Belém e o Mosteiro dos Jerónimos. Foi muito divertido!!!” (Bárbara Pereira)

20 de junho de 2011

Li Li & Ri Ri outra vez aqui!

Retribui sempre o sorriso a uma criança. Ignorá-lo é destruir a sua fé na bondade do mundo.
Pam Brown (1928)
Esta é a verdade que move Li Li & Ri Ri!

Dia 15 de Junho, no Ex-colégio, as bonequinhas foram presenteadas com a alegria das crianças, depositada nos seus gestos e palavras amáveis. Junto das suas professoras e professores, as crianças converteram a manhã de Li Li & Ri Ri numa manhã radiante de sol e alegria! O resultado das idas ao colégio para transmitir o sabor das histórias, no âmbito do projecto de promoção da leitura “Conta-me uma história…”, foi prendado com todo o semblante do contexto: frases escritas pelas crianças, miminhos feitos por elas, risos e abracinhos… envolvendo-nos com ternura que jamais esqueceremos!

Aqui fica um dos muitos textos que “nos tocaram”:

Ri Ri e Li Li,
Vocês estão no meu coração
Contando histórias
Muito engraçadas
E muito divertidas
E cada dia é uma animação!

Nota final: para além do agradecimento a todas as professoras e professores que tornaram especiais as idas ao colégio, fica um bem-haja muiiiiiiito particular para a professora Maria José Cardoso!