4 de fevereiro de 2016

Este mês nas bibliotecas...

Como já é habitual, neste mês comemoramos a Semana da Internet Segura, uma semana que tem como principal objetivo promover a utilização segura da Internet pelas pessoas, sobretudo pelas crianças, mais propícias a riscos nesta rede mundial de comunicação. Há turmas do 1.º e 2.º ciclos a participar nos desafios lançados no site da SeguraNet e turmas a visualizar os vídeos seleccionados pela Biblioteca e pelo grupo de informática. Na Biblioteca Gomes Eanes de Azurara teremos disponível o quiz4you da SeguraNet para os alunos aprenderem mais e a exposição de algumas dicas de segurança. 
No dia 23 receberemos os atores Pedro Górgia, Alexandre Silva e Vicente Morais com a peça “ID – a tua marca na net”. O espetáculo é dirigido aos alunos do 3.º ciclo e do ensino secundário e conta com o apoio da Fundação PT revertendo a favor do Projeto Academia Si Metrias da Associação Sentido de Si – Associação de Saúde Mental. 

 No dia 19 receberemos na Biblioteca Municipal o teatro-musical “Letras Perambulantes”. O espectáculo tem como base a literatura de cordel e conta com o apoio da Câmara Municipal. 

 São vários os concursos que serão realizados este mês. Para o 1.º e 2.º ciclos: “Concurso de Spelling"“Conta-nos uma história” e “Livros Falados”. Para o 9.º ano e ensino secundário lançaremos o concurso “O que vejo e não esqueço”, plagiando o título do mais recente livro de Catarina Furtado. 

Durante o mês haverá ainda tempo para assinalar a semana dos Afetos e para os desafios habituais. 

Bom mês, boas leituras!

3 de fevereiro de 2016

Segurança na internet - Desafio da SeguraNet da turma do 4.º C

A segurança na internet é preciosa e, por isso, desde cedo devemos dotar as nossas crianças de conhecimento e informação. Só assim poderão evitar os perigos com que nos confrontamos diariamente.   

A turma da professora Ilda Santos, 4.º C, está a participar nos desafios da SeguraNet. Ao longo das últimas aulas, os alunos criaram a história para concorrer ao segundo desafio. 

Por iniciativa dos próprios alunos, a história ainda não tem um final. Por isso, convidam-se todas as turmas do 4.º ano a dar uma continuação à história de forma a responder à questão "O que terá acontecido à Júlia?". 

A história pode ser consultada em: http://padlet.com/inesap06/internet

Contamos com a vossa participação. 

Parabéns 4.º C pela garra, energia, motivação, interesse e trabalho!!!



2 de fevereiro de 2016

"As aventuras de Pinóquio" de Carlo Collodi

Hoje, a turma do 3.º D, professora Graça Carvalho, esteve na Biblioteca Escolar. 
A atividade de leitura, dramatização e apresentação foi preparada nas aulas, em pequenos grupos. 
Por fim, foi o grande dia de apresentar, a todos, o trabalho dos pequenos atores e atrizes. 

Começámos o dia muito bem, encantadas e maravilhadas com as leituras, os adereços e a expressividade que cada grupo deu à sua tarefa. 

Parabéns!



1 de fevereiro de 2016

Exposição "A Circunstância da Escrita na Idade Média" na Biblioteca Municipal de Mangualde

No dia 29 de janeiro, inaugurou-se a exposição sobre escrita medieval na Biblioteca Municipal de Mangualde. 
Esta atividade foi organizada pelo docente João Carlos Alves em parceria com a Câmara Municipal de Mangualde que aderiu à iniciativa desde o primeiro momento. 

A cerimónia de abertura contou com a presença de várias personalidades ligadas a esta temática e foi inaugurada pela Professora Doutora Maria José Azevedo Santos (especialista de Paleografia) e pelo Presidente da Câmara Municipal de Mangualde, Dr. João Azevedo.   

A exposição terá um espaço dedicado à recriação de um ambiente monacal com a réplica de um "Scriptorium" da Misericórdia de Coimbra e do Real Mosteiro de Maceira Dão; a exposição de Códices da Moleiro Editores S.A.; instrumentos musicais medievais; entre outros. 

Durante a semana de 1 e 5 de fevereiro, a exposição poderá ser vista na Biblioteca Municipal de Mangualde. 
Todos os alunos, professores e comunidade educativa estão convidados!