8 de fevereiro de 2017

De aluno para aluno... cumpres as regras?

Hoje, os alunos do 8.º C, com a professora Ana Bela Duarte, estiveram na Escola Gomes Eanes de Azurara para sensibilizar alguns alunos sobre a segurança na internet. 
Nestas sessões participaram as turmas do 5.º B com a professora Paula Jorge, 6.º B com o professor José Alves, 6.º C com a professora Glória Pinto, 6.º E com o professor Fernando Francisco e 6.º G com a professora Ana Cristina Cabral. 

Agradecemos a iniciativa, pois ficámos a saber mais sobre regras e cuidados a ter durante o uso da internet. 


7 de fevereiro de 2017

Semana da Internet Segura

Durante esta e a próxima semana iremos expor na entrada da escola dicas sobre segurança na internet. 
Os alunos do 5.º ano serão sensibilizados pela GNR para cuidados a ter na utilização da internet. 
Algumas turma do 6.º ano serão sensibilizadas para o uso excessivo dos telemóveis e dicas de segurança, pela professora Ana Bela de TIC e por alguns alunos do 8.º ano. 


Trabalhos do holocausto - 6.º A

Os alunos do 6.º A, na aula de Português e História da professora Maria José Espinha, falaram sobre o Holocausto. 
Individualmente refletiram sobre a história que ouviram, a vida de Anne Frank e vídeos da época e escreveram as suas próprias reflexões.
Os trabalhos foram expostos na biblioteca escolar e devem ser lidos por todos os alunos, pois uma tragédia igual não poderá repetir-se. 



5 de fevereiro de 2017

Este mês nas bibliotecas...

"Marca a diferença: Unidos por uma Internet Melhor!" é o mote da edição deste ano da iniciativa europeia, que também é assinalada no nosso agrupamento. Para além da exposição/divulgação de materiais alusivos à temática, terão lugar várias sessões de sensibilização a diversas turmas e marcaremos presença, com uma turma do 9º ano, na sessão de videoconferência que a ERTE vai realizar no dia 7 – Dia da Internet mais Segura. O objetivo é sensibilizar os jovens para uma navegação mais segura e consciente.

No dia 10 na ESFA, especialmente para os alunos envolvidos no projeto “Escolas Empreendedoras CIM Dão Lafões”, receberemos a “Conferência Teen”, que este ano tem como convidada, Marta Baeta, do projeto "From Kibera with Love". O principal intuito desta sessão é mostrar uma outra vertente do empreendedorismo - social - aos jovens.

São seis as turmas envolvidas no projeto Histórias Ajudaris’17 que se inicia este mês,um projeto inovador que promove a leitura, a escrita, a arte e a solidariedade. Parabéns aos alunos e docentes!

Amadeo de Sousa Cardoso é o artista que os alunos do 12ºC “revisitam”, sob coordenação da docente Anabela Pascoal e cujos trabalhos teremos oportunidade de visualizar na ESFA dentro de alguns dias.

A meio do mês, assinalamos a Semana dos Afetos, levando a cabo algumas iniciativas junto dos alunos mais novos do agrupamento.

Entre 20 e 24 deste mês os alunos envolvidos no Projeto de Erasmus “Digit – Digital Storytelling meets de world of work” (11ºL) irão até à Roménia para mais um encontro deste projeto que reúne alunos da Finlândia, Itália, Grécia e Roménia.

Bom mês, boas leituras!