24 de abril de 2018

Exposição - 25 de abril

O Dia da Liberdade é comemorado em Portugal a 25 de abril.
A data celebra a revolta dos militares portugueses que a 25 de abril de 1974 levaram a cabo um golpe de Estado militar, pondo fim ao regime ditatorial do Estado Novo. Este havia sido liderado por António de Oliveira Salazar, que governou Portugal desde 1933 até 1968.
O Movimento das Forças Armadas, composto por militares que haviam participado na Guerra Colonial e por estudantes universitários, teve o apoio da população portuguesa. O exército depôs o presidente do conselho Marcello Caetano sem violência e este exilou-se no Brasil, onde faleceu em 1980. Vitoriosos, os revolucionários conseguiram a implantação do regime democrático e a instauração da nova Constituição Portuguesa, a 25 de abril de 1976 de forma pacífica.
O símbolo do dia 25 de abril é o cravo, a flor que a população colocou nas armas dos militares neste dia.
Na nossa Biblioteca a propósito das comemorações deste dia organizou-se uma exposição:





Concurso "Caça ao livro"

No âmbito das comemorações do Dia do livro está a decorrer esta semana na nossa Biblioteca o Concurso "Caça ao livro".


Dia do livro

A 23 de abril celebra-se o Dia Mundial do Livro.
A data tem como objetivo reconhecer a importância e a utilidade dos livros, assim como incentivar hábitos de leitura na população. Os livros são um importante meio de transmissão de cultura e informação, e ainda, elementos fundamentais no processo educativo.
Neste dia decorrem várias ações de promoção dos livros e da leitura, organizados por livrarias, associações culturais, escolas, universidades e outras entidades.

Na nossa Biblioteca os alunos do 1º ciclo partilharam o seu livro preferido através de uma exposição:





Dia Mundial da Terra

A data foi criada em 1970, pelo senador norte-americano Gaylord Nelson que resolveu realizar um protesto contra a poluição da Terra, depois de verificar as consequências do desastre petrolífero de Santa Barbara, na Califórnia, ocorrido em 1969.
Todos os anos, para comemorar este dia, milhões de cidadãos em todo o mundo manifestam o seu compromisso na preservação do ambiente e da sustentabilidade da Terra. Neste dia de cariz educativo escrevem-se frases e poemas sobre a importância do planeta Terra nas escolas, entre outras atividades.
Na nossa escola também se comemorou este dia através da realização de um coração humano no recinto da GEA decorado com corações de papel e frases alusivas ao tema:









Hora do Conto 2º ano - 3º Período

Na semana de 16 a 20 de abril, todas as turmas do 2º ano da GEA vieram à nossa Biblioteca para participarem nas sessões de “Hora do Conto” em que foi explorada a obra das metas curriculares "Estranhões e Bizarrocos" de José Eduardo Agualusa.
De seguida fez-se a ficha de leitura da história contada e fez-se um trabalho de expressão plástica relacionada com a história: Cada aluno imaginou como seria um animal Bizarroco e escreveu a sua ficha técnica.