14 de janeiro de 2015

Alunos envolvidos no Projeto SOBE (Saúde Oral e Bibliotecas Escolares)

O projeto SOBE conta com a participação das turmas do 1.º ciclo:
1.º C, D e E e 2.º D e E do Centro Escolar da escola Ana de Castro Osório;
3.º C e 4.º G da escola Gomes Eanes de Azurara
EB1 de Fagilde
EB1 da Mesquitela
EB1 de Abrunhosa-a-Velha
EB1 de Tibaldinho

Na educação pré-escolar estão envolvidas as crianças do:
JI Conde D. Henrique
JI Vila Garcia
JI de Mangualde (S. Julião)
JI de Matados
JI da Mesquitela

Todas as nossas crianças já receberam o seu kit de escovagem.
A todos desejamos: SAÚDE!


Hora do conto - janeiro (4.ºs anos)

Começámos hoje mais uma Hora do Conto. Esta iniciou-se com os alunos do 4.º ano. Selecionámos o poema "Arre, burro!" da obra Versos de Cacaracá de António Couto Viana; o poema "Romancinho verde" da obra Mistérios de Matilde Rosa Araújo e a peça de teatro "Vem aí o Zé das Moscas" da obra Teatro às três pancadas de António Torrado. 



Podes ler a peça "Vem aí o Zé das Moscas" no seguinte endereço eletrónico:

No final, coletivamente e oralmente, resolvemos a ficha de leitura que foi entregue a cada docente para o caso de optarem por realizar na sala de aula. 

12 de janeiro de 2015

Escrita medieval e recriação de um “scriptorium”

Hoje algumas das turmas do 6.º ano estiveram na Biblioteca Escolar Gomes Eanes de Azurara para assistir à atividade proposta pelo Dr. João Carlos, Assessor de História e Geografia de Portugal, em parceria com a Professora Bibliotecária Carla Vanessa Sequeira. A atividade estava relacionada com a escrita medieval e a recriação de um “scriptorium”.
Nesta atividade contámos com a colaboração/participação da Dra. Teresa Gama, Diretora do Tesouro da Sé de Viseu e do seu amigo músico Clara Gomes.
Durante a atividade os alunos ouviram curiosidades sobre os monges copistas, a forma como se desenvolvia esse trabalho dentro dos mosteiros, os materiais necessários para a cópia destes livros (tintas, peles de animais, penas, entre outros). Pintaram, ao som de música medieval e no ambiente recriado, uma iluminura em forma de marcador de livro que ficou para cada um dos alunos.
Contámos com a presença dos alunos do 6.º A - acompanhados pelo Dr. João Carlos, 6.º B – acompanhados pela Dra. Clementina Martins, 6.º D e 6.º E – acompanhados pela Dra. Fernanda Romão.
Tivemos ainda a presença do Vereador da Cultura da Câmara Municipal de Mangualde, João Lopes; o Diretor do Agrupamento, Engenheiro Agnelo Figueiredo; o Subdiretor do Agrupamento de Escolas de Mangualde, Dr. Fernando Espinha; a Coordenadora da Escola Gomes Eanes de Azurara, Dra. Cristina Albuquerque; e a Dra. Rosa Garcia, Adjunta da Direção.
Por fim, mas não menos importantes, tivemos também a presença dos nossos queridos colegas Ana Afonso, António Cardoso, Beatriz Simões e Renato Castro.
A todos, sem exceção, MUITO OBRIGADA!