4 de abril de 2012

Afeto pelos Livros

Afeto pelos Livros

No âmbito do projeto de leitura “ Vamos Dar Vida aos Livros”,  as professoras Graça Carvalho do 3º A e Paula Oliveira do 3º D, dinamizaram, na BE, uma sessão de sensibilização para a leitura, denominada “Afeto pelos Livros”, tendo apresentado as histórias: A Maior Flor do Mundo e Gosto de Ti”. Os alunos presentes- 3ºA, 3º C e 3º D, mostraram-se muito entusiasmados e reagiram com muita alegria ao “miminho” oferecido pelas professoras.

2 de abril de 2012

Esta exposição realizou-se na BE. O trabalho com maquetes é um dos recursos usados para proporcionar a vivência e o contacto com espaços reais reduzidos pela representação.

Foi com esse objetivo que as turmas A e I do 6º ano, orientadas pela professora Teresa Almeida, construíram várias maquetes de engenhos de açúcar, representando o engenho, mostrando o processo de produção de açúcar nos engenhos e identificando a mão-de-obra utilizada.
É de realçar que estes trabalhos foram muito apreciados. De entre os muitos e bons trabalhos, um júri destacou dois – um de cada turma, os quais foram elaborados pelos alunos referidos na seguinte tabela:
6.ºA Carolina Albuquerque n.º3; Mónica Silva n.º14; Maria Pais n.º12; Raquel Barros n.º17; Bruno Matos n.º21
6.ºI Beatriz Lopes n.º3; Gonçalo Ribeiro n.º9; Inês Costa n.º10, Mariana Lopes n.º19

Conta-me uma história

Tendo como principal objetivo contribuir para a criação de mais e melhores leitores, a BE deu continuidade ao trabalho iniciado no 1º P e, de 15 em 15 dias, as turmas do 1º Ciclo e do Pré - Escolar da GEA, visitaram a BE para ouvirem contar/ler histórias e para fazerem a requisição domiciliária de livros.

Os vários elementos da equipa apresentaram histórias diversificadas em diferentes suportes, nomeadamente: O Veado insatisfeito, O Pirata das Ilhas de Bruma, O Nabo Gigante No País dos contrários, Estranhões e Bizarrocos, O Encanto Encantado, Pirilampo, A cidade do Funcho…

Ao longo das sessões, os alunos mostraram-se muito interessados.
Posteriormente, com a ajuda dos professores, elaboraram trabalhos muito interessantes sobre as histórias que ouviram, os quais foram expostos, dando cor e vida à BE (maquetes, poemas, ilustrações, bonecos, textos com novos desenlaces, …).

Parabéns a todos.