28 de março de 2025

Primeiro dia da SL = biblioteca cheia de alegria e magia...

Hoje, na abertura da Semana da Leitura, a biblioteca encheu-se de alegria e magia, pois, ao longo de toda a manhã, houve muitas e interessantes partilhas, dando corpo à atividade "A Arte das palavras: lidas, contadas, cantadas, tocadas e vividas..."

Às 8h30, tivemos três turmas e iniciámos com a atividade "Todos a LER", em que o professor Jorge Amaral de EF, deu voz ao poema "As árvores e os livros", da autoria de Jorge Sousa Braga.

De seguida, um grupo de alunos alunos do 5º F, orientados pela sua professora Noémia, apresentou, de forma muito original, a obra "A Viúva e o Papagaio", e a Inês apresentou, de forma criativa, o livro "Celebrar ABRIL, sempre", lendo um dos poemas.

A turma do 5º A, encantou-nos com uma canção em conjunto "Coro dos escravos Hebreus" e com as apresentações individuais, tocando vários instrumentos e músicas de diferentes compositores.

Seguiram-se momentos de leituras diversificadas, sugeridas pela biblioteca, às quais os alunos do 5º A, 5º F e 5º D deram voz, de forma voluntária, empenhada e alegre. O professor Cardoso, que durante esta manhã acompanhou a turma do 5º A, foi também desafiado e fez uma leitura muito expressiva. 

Mas, na biblioteca não se ouviram apenas palavras em português, pois houve alunos do 6º A, do 6º C, e do 6º G que, orientados pelas professoras de inglês, Cláudia e Carla, apresentaram pequenas histórias em inglês de forma muito fluente! 

Vários alunos do 6º C, orientados pela professora Carla, sua professora de de português e inglês, fizeram leituras de poemas de diversos autores, entre os quais destacamos Luís Vaz de Camões, proporcionando momentos de leituras bilingues em múltiplas vozes!

No final da manhã, as turmas do 6º G e 6º D, orientados pela professora Lurdes Gonçalo, fizeram várias apresentações de obras, de forma criativa e cativante, incentivando outros colegas a lerem esses livros. 

Foi uma manhã de celebração da leitura e dos livros, em que a biblioteca se encheu de vida com a participação de 7 turmas.

Muitos parabéns a todos por estes momentos tão pedagógicos e tão agradáveis.

Muito obrigada aos professores e alunos que aceitaram este desafio da biblioteca, colaborando de forma tão empática.

Deixamos aqui um pequeno registo:


Para além das atividades na biblioteca, ainda se iniciou a atividade "Leituras porta a porta", pelo que algumas turmas, nas suas salas de aula, foram presenteados com pequenas leituras, que irão continuar ao longo da semana.

27 de março de 2025

Eco-Escolas-Comemoração do Dia da Árvore e da Poesia

Publicamos aqui a notícia partilhada pela coordenadora do projeto Eco-Escolas de Mangualde, professora Manuela Cardoso e aproveitamos para dar os parabéns a todos os envolvidos, em especial aos alunos leitores e cantores.

A BE agradece à docente Maria do Amparo pelo seu contributo na elaboração dos azulejos poéticos e aos professores Anabela Ferreira e Luís Gouveia pela colaboração.

POESIA E NATUREZA -  UMA LIGAÇÃO FORTE E NATURAL...
...........................................

Na passada 4ªf, à tarde, comemorámos o Dia da Floresta e da Árvore e também o Dia da Poesia.

Plantámos árvores autóctones, lemos e cantámos poesia e tivemos a honra de assistir à inauguração dos passadiços do Cumareiro.

Uma tarde em cheio para os alunos do Clube Eco-Escolas, com a participação dos 7º C, D e E, no âmbito da disciplina de Cidadania.

A Biblioteca Escolar também participou, na pessoa da sua coordenadora, promovendo a leitura dos poemas e colocando junto às árvores plantadas azulejos com frases poéticas sobre o tema.

Agradecemos à Câmara Municipal de Mangualde pela organização da atividade, bem como, à Coordenação da Escola Gomes Eanes de Azurara pela colaboração.

Mais uma atividade fantástica, que contribui para nos enriquecer e tornar-nos melhores cidadãos, mais ativos e conscientes dos nossos deveres.

26 de março de 2025

Semana da Leitura - que seja uma semana ESPECIAL...

Entre 28 de março e 4 de abril iremos comemorar, no nosso agrupamento, a Semana da Leitura.

Divulgamos o programa geral de atividades e solicitamos a colaboração de toda a comunidade para que esta semana seja verdadeiramente especial na celebração do livro e da leitura. 

BOAS PARTILHAS!

Trabalho de HGP - Glossário

Partilhamos o trabalho realizado pela aluna Carolina Videira, do 5º A, realizado no âmbito da disciplina de HGP, orientado pelo docente Albano Santos.

Muito parabéns.

Obrigada pela partilha.



23 de março de 2025

Dia Mundial da Poesia e da Árvore

Biblioteca da GEA levou a cabo diversas atividades para a comemoração do Dia Mundial da Poesia e da Árvore:

- Exposições de poemas e árvores maravilhosas e únicas, com destaque para as 107 árvores/olhares/ frases poéticas. Uma atividade em articulação com a docente Elisabete Cruz e as turmas 7º A/E/8ªE/F/H;

- O cantinho poético na BE – com livros temáticos, com poemas e árvores muito especiais feitas por alunas amigas da biblioteca com a colaboração da professora Manuela Richter;

- Duas sessões de poesia partilhadas entre as turmas do 5º B, 5º C, 5º G e 6 º C, orientadas pelas suas professoras de português Noémia Rodrigues, Carmen Albuquerque e Carla Marisa;

- Leitura e oferta de poemas no intervalo, feitas aos alunos e docentes, pelas alunas finalistas do Concurso de Leitura em Voz Alta;

- Visita do grande poeta Camões, com as suas leituras eloquentes (aluno finalista do Concurso de Leitura em Voz Alta).

Foi uma manhã em que as palavras poéticas voaram por toda a escola.

Muito obrigada a TODOS os que colaboraram com a biblioteca na realização destas iniciativas.

Viva a POESIA!

Peça de teatro "T' Ulisses" - 6º ano

Na passada sexta-feira, dia 21, realizaram- se duas sessões de teatro baseadas na obra “Ulisses", da autora Maria Alberta Menéres que tiveram como principais objetivos o desenvolvimento cultural e artístico, o contacto com a linguagem dramática e uma melhor compreensão desta obra trabalhada em sala de aula em todas as turmas do 6º ano.

Foram sessões enriquecedoras, dinamizadas pela companhia de teatro “AtrapalhaArte”, que a soube fazer uma boa articulação entre a aprendizagem da obra e momentos divertidos, até porque “a brincar também se aprende"!

Muito obrigada a todos os que aderiram a esta iniciativa da biblioteca escolar.

Deixamos aqui um pequeno registo de alguns momentos: