27 de outubro de 2009

Comemoração do Dia Nacional das Bibliotecas Escolares

















No dia em que se comemorou o Dia Nacional das Bibliotecas Escolares, a equipa da nossa Biblioteca preparou algumas actividades para que a data tivesse alguma influência e magia! Uma das actividades realizadas, designada de “leituras partilhadas”, teve a colaboração de muitos alunos e revelou ser muito útil. Ao espaço da Biblioteca acorreram as turmas dos 8º A, B e C; 7º B e E e 9º B, acompanhadas pelos seus professores e trouxeram distintas e profícuas actividades, com destaque para as seguintes:
- Dramatização da peça “Auto da Barca do Castigo” e de pequenos sketches humorísticos, baseados em notícias muito engraçadas!
- Leituras partilhadas de contos de autor, histórias, nomeadamente “O Rapaz do Pijama às Riscas”; anedotas e poemas seleccionados pelos alunos.
Nestes momentos que partilhámos, testemunhámos que há maravilhosos actores na nossa escola e que o empenho de todos os alunos foi evidente, mostrando que a Escola é um local onde também podemos aprender brincando!
Por outro lado, os alunos do 5º Ano tiveram o privilégio de assistir, na Biblioteca Municipal, à peça “As botas do Sargento”, representada pelo Teatro Acert Trigo Limpo. Um conto de Vasco Graça Moura inspirado na obra de Paula Rego.
Longo vai o nosso testamento para recordar este dia e, por isso, findamo-lo com a divulgação dos vencedores do concurso “Importância da leitura” e a divulgação das “ 2x10 boas razões para usar a Biblioteca”, mencionadas pelos alunos, professores e encarregados de educação, a quem damos os parabéns e agradecemos a participação. Basta clicar nos links para as conhecermos!

http://www.scribd.com/doc/21698548/Razoes-para-utilizar-a-Biblioteca-pros-ULTIMA-doc-2
http://www.scribd.com/doc/21698541/Razoes-para-utilizar-a-Biblioteca-E-Ed-ULTIMA

http://www.scribd.com/doc/21698533/Razoes-para-utilizar-a-Biblioteca-alunos-ULTIMA

http://www.scribd.com/doc/21698498/vencedores-do-concurso-importancia-da-leitura

Post scriptum: no final da manhã, descerrámos a “placa” do nosso Blog e apresentámos a sua orgânica! Oxalá vos seja útil e possa igualmente funcionar como uma boa ferramenta de trabalho!

Ficam as imagens para recordar belos momentos de partilha!