8 de outubro de 2010

Este Mês...

Este mês comemoramos o Mês Internacional da Biblioteca Escolar. No dia 1 visitámos a biblioteca do Ex-colégio e durante todo o resto do mês, visitaremos todas as escolas da educação pré-escolar e do 1º ciclo. Para além dos livros do PNL (oferta aos alunos do 1º ano) e da actividade "Conta-me uma história", pretendemos sensibilizar para a importância dos livros e da leitura, dar a conhecer os projectos que queremos desenvolver durante este ano lectivo, divulgar o blogue... partilhar ideias...

Será iniciado também o projecto "Um livro, um amigo" -que visa a circulação de pacotes de livros pelas escolas do concelho.

As turmas novas de cada escola serão convidadas a visitar a biblioteca! É importante que os alunos se familiarizem com o espaço e aprendam a funcionar com ele.

Os Concursos "SMS - Saber Mais sobre... "e "Leitor do Mês" e a actividade "Autor do Mês", resultarão da articulação com os departamentos e serão desenvolvidos ao longo do ano lectivo.

No dia nacional da biblioteca escolar - 25 de Outubro - queremos organizar uma Maratona de Contos. Contamos com a adesão de alunos, professores auxiliares de acção educativa e pais/encarregados de educação.

Produzimos alguns materiais para apoio à Literacia da Informação que distribuímos a professores e que disponibilizamos no blogue.

Ainda neste mês, em parceria com a Biblioteca Municipal de Mangualde e o Cineclube de Viseu, comemoraremos a Semana da Animação com actividades dirigidas a todos os ciclos de ensino. Delas daremos, atempadamente, informações mais detalhadas.

Bom mês... excelentes Leituras!

6 de outubro de 2010

Outubro, um mês muito importante, comemora-se o Dia Internacional das Bibliotecas Escolares!

Bem vindos, caros leitores deste blogue! Regressámos à Escola, aliás, às Escolas de Mangualde, e com este regresso chegaram as novidades! Estejam atentos(as), pois iremos divulgá-las a seu tempo...
Uma das actividades que preparámos já para vós, é a marcação das datas importantes de cada mês do ano. Visita-nos para saberes o que de importante marca o mês de Outubro. Aqui ficam algumas imagens para que possas "espicaçar a tua curiosidade"! Se não souberes o que significa esta forma verbal, tens acesso a um dicionário virtual na lateral do nosso blogue, nos links de interesse!