9 de dezembro de 2016

Dia Internacional da Pessoa com Deficiência

Para assinalar o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, preparámos (a biblioteca escolar GEA e os professores de Educação Especial) para os professores e alunos do 1.º e 2.º ciclo um vídeo com curtas metragens sobre o tema. 

Seguem algumas das sugestões incluídas. 





Na sala dos professores foram ainda distribuídos marcadores de livros. 

Pretende-se, desta forma, sensibilizar para uma realidade tão importante e digna de todo o nosso respeito.

6 de dezembro de 2016

Resultados do desafio "Quem é o/a cientista?"

No âmbito da comemoração do Dia Nacional da Cultura Científica, publicamos os resultados do desafio "Quem é o/a cientista?". 

Parabéns a todos e obrigada pela vossa participação!


Este mês nas bibliotecas...

Iniciámos o mês assinalando o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência. Aos docentes do 1º e 2º ciclos foram enviadas várias curtas-metragens de animação, alusivas à temática da deficiência e na ACO foram expostos trabalhos realizados por alunos. 

Entre os dias 5 e 7, realizaremos na ESFA mais uma edição do Ciclo de Reflexão sobre Direitos Humanos, uma organização da Biblioteca Escolar e do Departamento de Ciências Sociais e Humanas. Destacamos a presença de várias entidades convidadas, como a Amnistia Internacional, a DECO, a Câmara Municipal de Mangualde e a Cruz Vermelha Portuguesa. No último dia contaremos com a presença do Meritíssimo Juiz Dr Paulo Lima que dinamizará a atividade "Tribunal de Porta Aberta" e com a jornalista da revista Visão, Isabel Nery que apresentará o livro "As prisioneiras: mães atrás das grades". Para saber tudo o que vai acontecer, consulte o cartaz do evento.

No dia 12, receberemos o escritor Carlos Paixão que dinamizará uma sessão direcionada aos alunos da educação pré-escolar. Será com toda a certeza um encontro bastante animado!

E porque o Natal é tempo de partilha, os alunos do 3º D e 3º E, acompanhados pelas respetivas docentes Vanda Figueiredo, Elizabeth Oliveira e pelo professor Admar irão marcar presença nos Lares Nossa Sra. do Amparo Morgado Cruzeiro para partilharem com os mais idosos um momento especial ao som de várias músicas. Também o 4º D acompanhado pela professora Graça Carvalho se deslocará ao Centro de Dia da Paróquia de Mangualde. 

Na ACO vários alunos estão envolvidos na elaboração de peças decorativas de Natal realizadas a partir de materiais reciclados que irão oferecer a diversas instituições. 

Está a decorrer na GEA o concurso "Conto de Natal" uma iniciativa da Biblioteca e do grupo de EMRC. 

A finalizar o mês, realiza-se na GEA a Feira do Livro, para a qual se convida toda a comunidade e na ACO uma Festa de Natal

Vamos também iniciar os Desafios da Seguranet com as turmas do 5.º C e 6.º A e respetivos diretores de turma, António Paisana e Renato Castro.  

Bom mês... boas leituras!


Trabalhos dos alunos sobre "As invasões francesas"

No âmbito da disciplina de História e Geografia de Portugal, lecionada pelo professor Carlos Albano, partilhamos mais alguns trabalhos dos alunos sobre as invasões francesas. 
Para aceder aos trabalhos, basta clicar nas imagens. 
Boas leituras!