7 de maio de 2015

"Robertices" na Biblioteca Municipal com a Companhia de teatro Atrapahlarte

Hoje tivemos um excelente espetáculo dirigido aos alunos do 1.º ciclo. A convidada de honra foi a Companhia de Teatro "Atrapalharte" que nos apresentou "Robertices" (baseada na obra de Luísa Dacosta).
A Atrapalharte proporcionou-nos um espetáculo magnifico: animado, variado, interativo, divertido, ... As palavras não são suficientes......
Parabéns pela elevada qualidade dos atores, cenário, adereços, representação e apresentação em palco.
Estiveram presentes neste momento mágico 217 crianças e alguns adultos. 
A Biblioteca Escolar classifica este espetáculo de 1 a 10, com nota máxima:10!


No final, todos os alunos, docentes e assistentes operacionais receberam um marcador de livro (oferecido pela Atrapalharte). 

Fica o meu sincero OBRIGADA a todos os professores, assistentes operacionais e alunos que participaram em mais esta atividade que a Biblioteca Escolar organizou com tanto empenho e dedicação. 

Bem haja:

Ana Pinto e Susana Alves da EB1 de Abrunhosa-a-Velha

Graça Carvalho do Centro Escolar Ana de Castro Osório

Joaquim Messias da EB1 de Fagilde 

António Sousa, José Marques e La Salete Marques da Escola Gomes Eanes de Azurara 

Aldina Felício e Aida Cravo da EB1 da Mesquitela

Carla Francisco e Eduarda Ribeiro da EB1 de Moimenta 

Cândido Nascimento e Gustavo Cândido da EB1 de Santiago de Cassurrães

Adriano Sequeira e Isabel Fazenda da EB1 de Tibaldinho 

Fátima Cruz e Felicidade Almeida (Apoio Educativo)

Elsa Gaiola e Fátima Militão (Educação Especial)

Assistentes Operacionais das Escolas das aldeias e

Encarregados de Educação

ALUNOS
Sem vocês nada disto seria possível!

Estão também nos nossos agradecimentos:

A Biblioteca Municipal de Mangualde pela cedência do espaço e

A Câmara Municipal de Mangualde pelo transporte. 

Dia da Europa na Biblioteca Escolar



Sábado, dia 9 de maio, comemora-se o Dia da Europa.
Para assinalar esta data, a Biblioteca Escolar organizou uma exposição de materiais e imagens que explicam a formação da União Europeia, os países que a constituem e outros pormenores relevantes.


Está também exposto o fundo documental relativo a este assunto. O boletim bibliográfico pode também ser consultado AQUI!

                   
Além de terem a possibilidade de ficar a saber mais sobre a União Europeia, podem também pintar bandeiras dos 28 países.


Na plataforma moodle das bibliotecas escolares há mais documentos que podem consultar clicando AQUI!

5 de maio de 2015

Este mês nas bibliotecas...


Maio é o mês em que receberemos uma das mais conceituadas companhias de teatro do nosso país. A "Atrapalharte" estará connosco no dia 7 (5ª feira) para dinamizar duas sessões do espetáculo "Robertices", inspirado na obra de Luísa Dacosta e dirigido aos alunos do 1º ciclo. Com o apoio da Câmara Municipal, que muito agradecemos, conseguimos o transporte para os alunos e alunas das nossas aldeias que assim terão oportunidade de assistir ao espetáculo que irá acontecer na Biblioteca Municipal às 10h e 30m e às 14h e 30m. 

No dia 9, assinala-se o Dia da Europa. Faz precisamente 65 anos que Robert Schuman apresentou uma proposta com as bases fundadoras do que é hoje a União Europeia. Nas bibliotecas serão expostos materiais sobre a história da UE e sobre os países que a constituem. Na plataforma moodle foi criado um novo separador sobre este tema e adicionados uma série de recursos educativos que podem ser consultados aqui! (link direto).

No dia 22 será comemorado o Dia do Autor Português. Contaremos com a presença do autor "Fernando Marques Pereira" que apresentará o livro "Angelina e os pais separados", numa sessão direcionada aos alunos do 7º e 8º anos.

Durante este mês, ainda sem data agendada, a professora Paula Alexandra Almeida (ex-docente no nosso agrupamento) dinamizará para os alunos do 2º ano uma oficina de escrita criativa.

Mantêm-se as atividades do projeto SOBE e os concursos e desafios habituais. 

Bom mês... boas leituras!