16 de fevereiro de 2018

Resultados do Concurso Nacional de Leitura - Fase Escola

No início deste mês realizaram-se as provas do Concurso Nacional de Leitura para o 1º e 2º Ciclo.
Os resultados de cada Ciclo foram os seguintes:



Fevereiro nas BE's

A iniciar o mês, assinalámos a Semana da Internet Segura, uma iniciativa europeia que se celebra desde 2004 com o objetivo de sensibilizar sobretudo os mais jovens para os cuidados a ter na rede global. Para além da exposição/divulgação de vários materiais alusivos, estão a ser dinamizadas pela Escola Segura várias sessões para os alunos do 5º e 6º ano e o Banco de Portugal colaborou também nesta iniciativa, dinamizando uma sessão sobre fraude (fraude bancária, fraude na Internet) para os alunos mais velhos. Contaremos ainda com esta entidade para as sessões que irão acontecer este mês sobre Literacia Financeira destinadas aos alunos 1º e do 7ºanos.
A GEA promoveu na biblioteca durante esta semana um atelier de Carnaval.
Temos 4 alunos apurados para as sessões distritais do concurso Literacia 3Di cujas provas se irão realizar em Viseu no final do mês. Também com vista a selecionar alunos para a fase distrital, irão decorrer as provas do Concurso Nacional de Leitura, este ano, a abranger todos os ciclos.
No próximo dia 15 receberemos na ESFA o projeto “Inspira o teu professor” no qual irão participar 4 turmas do ensino profissional.
A partir do dia 26 será possível ver no átrio da biblioteca da ESFA uma exposição de “Origamis” realizada pelos alunos do 9º PIEF, coordenados pela docente Dália Aparício.
Ao longo do mês realizam-se as “Horas do Conto” e os desafios habituais.

Bom mês, boas leituras!


Atelier de carnaval na BE

Na semana que antecede o Dia de Carnaval promoveu-se na nossa Biblioteca um Atelier de Carnaval aberto à participação de todos os alunos da GEA.
Este atelier foi dinamizado pelo professor Adriano e as participações de alunos foram muitas!



Hora do Conto - 3º Ano (2º Período)

De 5 a 9 de fevereiro, todas as turmas do 3º ano da GEA vieram à nossa Biblioteca para participarem nas sessões de “Hora do Conto” em que foram exploradas duas das histórias do livro “Trinta por uma linha” de António Torrado ("O cão e o gato" e "A gota com sede").
De seguida fez-se a ficha de leitura das histórias contadas e fez-se um trabalho de expressão plástica relacionada com a história "A gota com sede"em que cada aluno imaginou e desenhou o que faria se fosse uma gota  quando chegasse ao chão.