27 de maio de 2018

Hora do conto: 4º ano

Na semana de 21 a 25 de maio, todas as turmas do 4º ano da GEA vieram à Biblioteca da GEA para participarem nas sessões de “Hora do Conto”. Nestas sessões foi explorado um dos contos de Hans Christian Andersen: "A Princesa e a ervilha".  
De seguida fez-se a ficha de leitura tendo sido utilizado como recurso a ferramenta Plickers. Esta ferramenta permite, resumidamente, fazer um quiz aos alunos e obter os resultados da sua avaliação em direto. Só é necessário um computador/projetor com o website, um tablet/smartphone com a aplicação mobile (app) e cartões de resposta individuais para cada aluno.







CNL - Fase Regional

Realizou-se na Biblioteca Municipal de Penalva do Castelo, na segunda-feira, dia 21 de maio, a Fase Regional/Intermunicipal de Viseu Dão-Lafões da 12ª edição do Concurso Nacional de Leitura, uma iniciativa que contou com a participação de cerca de meia centena de concorrentes provenientes dos 14 concelhos que compõem este território beirão.
Esta fase regional/intermunicipal assumiu a modalidade de “concurso-espetáculo”, foi constituída por uma prova escrita e por uma prova oral/de palco e permitiu apurar os finalistas por categoria (ciclos de ensino) que representarão a região na Final Nacional do Concurso Nacional de Leitura.

As provas escritas, resolvidas por todos os concorrentes, decorreram na Biblioteca Municipal e basearam-se nas 4 obras literárias selecionadas pela organização para esta etapa do concurso. As provas orais/de palco, abertas ao público em geral, foram constituídas por dois momentos (uma prova de argumentação e uma prova de leitura expressiva), desenrolaram-se na Casa da Ínsua, no Salão Príncipe da Beira, e foram realizadas pelos três concorrentes melhor classificados de cada ciclo de ensino.

O nosso agrupamento participou com um aluno do 1º Ciclo, um aluno do 2º ciclo e um aluno do 3º ciclo.Todos eles se portaram muito bem nas provas. No entanto destacamos a Lara Mesquita Lopes do 4ºB da GEA que se classificou em 1º lugar nas provas do 1º Ciclo e irá por isso participar na Final Nacional do Concurso Nacional de Leitura que se realizará em Lisboa no dia 10 de junho.
Parabéns!