15 de fevereiro de 2014

A minha biblioteca é ...


A minha biblioteca merece, por isso, aqui vai:


A professora bibliotecária:

Carla Vanessa Proença Sequeira


14 de fevereiro de 2014

Dia dos namorados protagonizado pelos colaboradores das Bibliotecas Escolares

Hoje, para assinalar o dia dos namorados ou dia de São Valentim, os alunos colaboradores das Bibliotecas Escolares prepararam duas leituras. As histórias lidas aos alunos dos 3ºs anos da Escola Gomes Eanes Azurara foram "Um amor impossível" e "Uma estranha dor de barriga". 

O nosso muito obrigada a todos os alunos e professores que participaram nesta "Hora do Conto". 

Agradecemos do fundo do coração aos nossos alunos pela colaboração, empenho, dedicação e desempenho!  Por isso, bem haja: Ana Margarida, Beatriz, Eduardo e Raquel!!!
O Avram e o Tiago também colaboraram para que esta atividade fosse possível, mas infelizmente desta vez não conseguiram estar presentes. Obrigada aos dois também. 








13 de fevereiro de 2014

Dia Mundial da Rádio na Biblioteca Municipal

Hoje os alunos do 6º I, acompanhados pela docente de educação Musical Ana Santos, e os alunos do 6º F, acompanhados pelo docente de Português António Cardoso e pela professora bibliotecária Vanessa Proença, estiveram na Biblioteca Municipal de Mangualde, onde foi improvisado um Estúdio de Rádio. Esta atividade promoveu a interação do público, música e informação. 
Os nossos alunos gravaram uma notícia de rádio improvisada com a ajuda do DJ António Arede da Rádio M80, da Jornalista Liliana Carona da Rádio Renascença e da equipa da Biblioteca Municipal.

Agradecemos esta oportunidade e felicitamos a Biblioteca Municipal por mais esta iniciativa e convite!





  

Dia Mundial da Rádio

Declarado o dia Mundial da Rádio em 2011 pela UNESCO, a data foi celebrada pela primeira vez em 2012 e assinala o dia em que a United Nations Radio emitiu pela primeira vez, em 1946, um programa em simultâneo para um grupo de seis países. A rádio continua a ser o meio de comunicação social que atinge as maiores audiências, continuando a adaptar-se às novas tecnologias e a novos equipamentos. 
Neste contexto, no dia 13 de Fevereiro será improvisado um Estúdio de Rádio no átrio da Biblioteca Municipal, a partir do qual haverá interação com o público, música e informação. A Biblioteca Municipal conta com todos os utilizadores para que esta atividade seja mais um momento diferente e convida também os alunos e professores do Agrupamento de Escolas a participar nesta iniciativa, recordando e aprendendo algo sobre o mundo da Rádio.


Hora do Conto - fevereiro (4ºs anos)

As turmas do 4º ano iniciaram hoje, na hora do conto, a leitura e exploração de mais uma peça de teatro de António Torrado. Desta vez selecionamos "Vem aí o Zé das Moscas" por ser uma das recomendações das Metas Curriculares de Português.

Esperamos que gostem!

  

11 de fevereiro de 2014

Hora do Conto "O Ciclo do Pão"

Hoje os alunos vieram à biblioteca ouvir a história do pão. 
A escolha desta temática surgiu no seguimento da visita de estudo que os alunos realizaram na semana passada ao Museu do Pão. 
Antes da leitura e visualização do powerpoint, cada um dos alunos falou sobre o que aprendeu no Museu do Pão. 
Seguidamente realizou-se uma atividade de reconto sobre o Ciclo do Pão. 

O powerpoint foi elaborado com informações disponíveis nos seguintes sites:

http://www.escolasdevnpaiva.pt/index.php/1-ciclo


http://www.ensinobasico.com/blogue/596-cinco-apresentacoes-de-power-point-novas-1o-ciclo

Segue o powerpoint:



Sensibilização sobre a Segurança na Internet

Durante esta semana as turmas do 6º ano assistiram à visualização de curtas metragens sobre a Segurança na Internet. 
Os pequenos filmes falavam das vantagens e desvantagens do uso das tecnologias e da internet. 
As redes sociais e a internet quando são usadas com os devidos cuidados de segurança (privacidade do perfil, passwords seguras, fotografias privadas, ...) e com moderação podem ser bastante úteis. No entanto, usadas abusivamente e sem regras podem prejudicar a nossa vida familiar e social. 

Esta sensibilização não pretende que os nossos alunos deixem de usar a internet, mas que a usem cuidadosamente e seguramente. 
No final foi distribuído a cada aluno um guia:
                                                                  "Descobre o mundo digital...
                                                                                                               ... com  segurança!"

 

 


 

Agradecemos a participação de todos os docentes (António Paisana, Armanda Santos, Carlos Albano, Irene Coelho, Joaquim Fernandes, Luís Cesário e Renato Castro) que acompanharam as turmas e a todos os alunos que estiveram presentes. 

Tem cuidado com as informações que divulgas nas Redes Sociais!

Guião para os Pais/Encarregados de Educação

A comunicação através da Internet faz parte da vida dos nossos jovens. Tal como ensinou os seus filhos a adotarem determinados procedimentos de segurança no seu dia-a-dia, também deverá alertá-los para a necessidade de cumprirem algumas regras para uma navegação segura e responsável nas Redes Sociais. 

As Bibliotecas Escolares elaboraram um desdobrável direcionado aos Pais/Encarregados de Educação, com alguns conselhos que recolherem em sites especializados sobre segurança a Internet. Pode consultá-lo aqui!