7 de fevereiro de 2015

Exposição "O sistema solar" - 4.º G

No âmbito da área curricular de Estudo do Meio, a pedido da docente Carla Costa, os alunos do 4.º G realizaram trabalhos sobre o sistema solar. 
Alguns dos trabalhos estão expostos na Biblioteca Escolar. 

Aos alunos, sinceros parabéns pelos excelentes trabalhos!

Ficam algumas imagens da exposição.


















5 de fevereiro de 2015

Hora do Conto (Projeto SOBE) na EB 1 de Fagilde

Hoje estivemos na EB 1 de Fagilde para uma hora do conto sobre a Saúde oral. A história lida aos alunos do Professor Joaquim Messias foi "Aprende a escovar os dentes" que falava da visita de um pequeno dragão "O Chaminhas" ao dentista. 
Os alunos fizeram também um desenho do Chaminhas quando no final já tinha todos os seus dentes de leite. 
Diariamente tem sido feita a escovagem e o flúor quinzenalmente. 
Assim devem continuar!


Exposição "Os Mouros na Península Ibérica" - 5.º A

Os alunos do 5.º A, na disciplina do docente Carlos Albano (História e Geografia de Portugal) realizaram trabalhos de pesquisa sobre a estadia dos Mouros na Península Ibérica. Alguns desses trabalhos estão expostos na Biblioteca Escolar. 
Visita-nos! 





4 de fevereiro de 2015

Este mês... nas bibliotecas!

Em fevereiro comemoramos a Semana da Internet Segura, uma semana que tem como principal objetivo a promoção da utilização segura da Internet. Assim, no dia 10 serão dinamizadas duas sessões direcionadas aos alunos do 3º e 4º ano que decorrerão na Biblioteca Municipal. Na GEA serão expostos os cartazes da Seguranet "O que farias?" e todos os alunos poderão responder às questões na Biblioteca Escolar. Este passatempo estará disponível durante toda a semana.

No dia 11, com o apoio da Fundação PT receberemos na Biblioteca Municipal a peça de teatro “Like? Um clique pode mudar a tua vida” com os atores Pedro Górgia, Alexandre Silva e Vicente Morais. O espetáculo é dirigido aos alunos do 3º ciclo e do ensino secundário e reverterá para apoio às Bolsas Sociais do CADin, uma associação que apoia crianças e jovens com perturbações de desenvolvimento neurológico.

No dia 12, dinamizaremos na ESFA uma sessão sobre comércio eletrónico, contando com a presença do Dr. Paulo Morais da Caixa Geral de Depósitos. Durante toda a semana será feita na escola a divulgação de materiais alusivos à temática. 

Em articulação com a Rede Europeia Anti Pobreza será realizada no dia 12 a 1ª sessão do Projeto “PhotoVoice”, que englobará a turma do 10ºG e a professora Cristina Matos. 

Durante o mês decorrerão também em várias escolas do 1º ciclo sessões do Projeto SOBE.

Na ACO serão comemorados os Afetos numa articulação estabelecida entre a biblioteca, a docente Elisabete Cruz e os alunos do 9º VC1. 

 No dia 23, o CineClube de Viseu dinamizará na ESFA duas oficinas de Cinema de Animação para os alunos de Artes (10º e 11º anos). 

A 1ª fase do Concurso “Leitores de Palmo e Meio” (1º ciclo) acontecerá a 25 e o Concurso de Spelling (1º e 2º ciclo) terá lugar nos dias 24 e 27. 

Mantêm-se os desafios mensais habituais. 

Bom mês… boas leituras!


Hora do conto "O freguês caloteiro"

Hoje, os nossos alunos ouviram a peça de teatro "O freguês caloteiro" de Luísa Dacosta. Na biblioteca escolar, além de terem ouvido a história, reponderam a algumas questões sobre a história. As docentes Joaquina Gonçalves e Helena Menano estiveram presentes e apoiaram na realização das tarefas. 

Aqui fica um pequeno vídeo sobre a história.



Se quiseres ver a ficha de leitura, clica na imagem.