31 de outubro de 2015

Leituras enfeitiçadas e entrega dos prémios do concurso "Marcadores Mágicos"


Ontem, na noite de "Leituras Enfeitiçadas", que aconteceu na Biblioteca Municipal, foram divulgados os alunos premiados do Concurso "Marcadores Mágicos" e entregues os prémios. 
Foi uma noite de magia, fantasia, leituras e bruxarias!!!

Neste concurso envolveram-se professores de diferentes áreas curriculares e níveis de escolaridade. Contámos com a colaboração dos docentes do Pré-escolar, Titulares de turma do 1.º ciclo, Expressões, Educação Visual e Inglês. 
Foi um excelente trabalho de equipa entre os professores Lurdes Resende, Fátima Cruz, Carla Costa, Inês Cardoso, Ilda Barreiros, Hermínio Pina, Luís Cesário, Glória Pinto, Irene Coelho e, eu própria, Carla Vanessa Sequeira (com a turma do 3.º E). 

Parabéns a todos os participantes!







30 de outubro de 2015

Curtas de animação do Cine Clube de Viseu

Durante esta semana decorreram as curtas de animação do Cine Clube de Viseu. 
Estiveram presentes nestas sessões de cinema os alunos do Centro Escolar Ana de Castro Osório, a turma do 3.º D da escola Gomes Eanes de Azurara, a EB1 de Chãs de Tavares, a EB1 de Abrunhosa a Velha, a EB1 de Moimenta, a EB1 de Mesquitela, a EB1 de Fagilde e a EB1 de Tibaldinho com os respetivos professores e auxiliares.



   

29 de outubro de 2015

Hora do conto - O gato e o escuro (4.ºs anos)

Durante esta semana, as turmas do 4.º ano estiveram na biblioteca para mais uma atividade da "Hora do conto". 
Os alunos ouviram a obra "O gato e o escuro" de Mia Couto. 
Para além da entrega da ficha de leitura às docentes, os alunos resolveram, na biblioteca escolar, um quiz sobre a história (elaborado no Kahoot). 
Foi uma excelente atividade, pois os participantes adoraram!!!

Fica o exercício que pode ser resolvido em casa com os pais. Clica na imagem para o resolveres!


Alguns também imagens de alguns dos momentos vividos!




Vencedores de cada turma!

4.º A

 

4.º B


4.º C


4.º D



4.º E




Decorações de "Halloween" na Biblioteca Escolar

Hoje a nossa biblioteca ficou repleta de decorações de Halloween. 
Agradecemos o embelezamento do nosso espaço às docentes de Inglês do 1.º ciclo, Inês Correia e Tânia Figueiredo, e aos funcionários que ajudaram. 







28 de outubro de 2015

Exposição de trabalhos de História e Geografia de Portugal


Na biblioteca estão expostos alguns dos trabalhos realizados pelos alunos do 6.º A e B do professor Carlos Albano. Os trabalhos realizados versam diversas temáticas: Biografia e Bibliografia De D. João V, a arte barroca em Portugal, a sociedade do século XVIII, ...

Podes ver abaixo alguns trabalhos!

Mais trabalhos podem ser consultados AQUI!

27 de outubro de 2015

Decorações de "Halloween"

Na escola já se sente a presença do Halloween. As nossas professoras de Inglês do 1.º ciclo começaram a decoração dos vários espaços da escola. 
Apesar desta temática retratar bruxas, bruxedos e bruxarias, a verdade é que as decorações estão muito bonitas! 
Fica um pouquinho das decorações feitas pelas docentes Inês Correia e Tânia Figueiredo. 




Happy Halloween para toda a comunidade escolar!


Quem é o autor? - Outubro de 2015




Algoritmo: 1.º ciclo - Outubro de 2015


Saber Mais Sobre (SMS) - Outubro de 2015

 

Ler, é para já! - Outubro de 2015



Divulgação "Quem é o autor?" - Outubro de 2015

Luísa Ducla Soares


Nasceu em Lisboa a 20 de julho de 1939. É licenciada em Filologia Germânica pela Universidade Clássica de Lisboa. Iniciou a sua atividade profissional como tradutora, consultora literária e jornalista, tendo sido diretora da revista de divulgação cultural Vida (1971-2). Colaboradora de diversos jornais e revistas, estreou-se com um livro de poemas, Contrato, em 1970.

Foi Adjunta do Gabinete do Ministro da Educação (1976-8).

Trabalhou de 1979 a 2009 na Biblioteca Nacional onde iniciou a sua atividade realizando uma bibliografia da literatura para crianças em Portugal. Foi assessora principal desta instituição e responsável pela Área de Informação Bibliográfica.

Dedicada especialmente à literatura para crianças e jovens, em prosa bem como em poesia, publicou mais de uma centena de obras neste domínio.
Muitos dos seus poemas foram musicados (por Suzana Ralha, Daniel Completo, João Portugal, Óscar Ribeiro e outros compositores) tendo sido editados em diversos CD. Escreveu guiões televisivos sobre língua portuguesa para os mais jovens

Tem elaborado para o Instituto Português do Livro e das Bibliotecas e para o Ministério da Educação diversas publicações seletivas da literatura infantil nacional e internacional.

Junto de escolas e bibliotecas, desenvolve regularmente ações de incentivo à leitura. Participa frequentemente em colóquios e encontros, apresentando conferências e comunicações sobre a problemática relacionada com os jovens e a leitura e sobre literatura para os mais novos.

Recebeu o Prémio Calouste Gulbenkian para o melhor livro do biénio 1984-5 por 6 Histórias de Encantar e foi galardoada com o Grande Prémio Calouste Gulbenkian pelo conjunto da sua obra em 1996.
Em 2009, a Sociedade Portuguesa de Autores distinguiu-a com a sua Medalha de Honra.


Agora é para pensar! - Outubro de 2015




MatMagicando - Outubro de 2015 (2.º ciclo)