4 de novembro de 2016

Este mês nas bibliotecas...

Iniciámos novembro com um encontro com a autora da obra “A longa viagem de Angui e Luna”, Sónia Costa. Participaram nesta apresentação as turmas do 2.º A, B, C, D, E e 4.º A, D e E anos da GEA.


Nos dias 9, 10, 11, 15 e 16, em colaboração com a GNR e o PES serão dinamizadas sessões sobre a temática “Abuso e exploração sexual de crianças”, direcionadas a turmas do 1º ciclo da GEA e das aldeias. 

A propósito do Dia Internacional pela Eliminação da Violência contra a Mulher – 25 de novembro - as turmas do ensino secundário irão participar em sessões sobre “Violência no Namoro” que decorrerão nos dias 24 e 25. Esta atividade será dinamizada em colaboração com a GNR e o PES. 

Foi lançado o Concurso “Conto de Natal” para o 1º e 2º ciclos da GEA, iniciativa promovida pela Biblioteca Escolar em colaboração com o grupo de EMRC.

Estão também abertas as inscrições de alunos para a participação no Parlamento dos Jovens.  Tendo por base os 40 anos a Constituição da República Portuguesa, ambas as modalidades – básico e secundário – abordarão este tema. 

Mantém-se os já habituais desafios mensais!

Bom mês… boas leituras!


3 de novembro de 2016

Encontro com a escritora Sónia Costa

Hoje, na Biblioteca Municipal de Mangualde, realizou-se o encontro com a escritora Sónia Costa. Nesta atividade, por iniciativa dos respetivos professores titulares de turma, participaram as turmas do 2.º C, 2.º D, 2.º E e 4.º E, de manhã, e as turmas do 2.º A, 2.º B, 4.º A e 4.º D, de tarde.
Ao longo da sessão, a escritora contou a história da obra “A longa viagem de Angui e Luna”, ligando todo o enredo aos factos reais.
As nossas crianças ficaram a conhecer a vida de uma enguia e as respetivas metamorfoses que ocorrem ao longo dos anos de vida destes animais.
Foi através da leitura e da escrita que passámos a conhecer mais da vida de alguns animais marinhos.
Além disso, abordaram-se os riscos que podem levar à extinção das enguias e de outros animais marinhos.    
Os nossos parabéns pela excelente apresentação e obrigada Sónia Costa!






2 de novembro de 2016

Concurso "Conto de Natal" - EMRC

Os professores Davide Costa e Paula Jorge de Educação Moral e Religiosa Católica, em colaboração com a Biblioteca Escolar Gomes Eanes de Azurara, vão promover o Concurso "Conto de Natal". 
Consultem e leiam atentamente o regulamento e participem. 


Vencedores do Concurso de Halloween


31 de outubro de 2016

Concurso de Halloween

Realizou-se hoje o Concurso de Halloween, dirigido a todos os alunos do 3.º e 4.º ano de escolaridade, da escola Gomes Eanes de Azurara. 
Esta atividade, dinamizada pelas professoras de Inglês do 1.º ciclo, teve como objetivo a construção de um objeto em material reciclado, relacionando o objeto com o Halloween
Durante a tarde, todos os alunos desfilaram ao som de várias músicas e mostraram os seus fatos e adereços, onde foi demonstrada a criatividade e originalidade de pais e crianças. 

No final, também as professoras desfilaram!

Parabéns a todos os participantes! 


Os vencedores serão anunciados na quarta-feira, dia 2 de novembro de 2016.  

Dia Mundial da Poupança

Assinala-se hoje o Dia Mundial da Poupança. Aprende a giro-lo com o Guito. 


Podes ainda testar a tua capacidade de poupança, realizando os jogos disponíveis no Guito. Clica na imagem e diverte-te. 


30 de outubro de 2016

Trabalhos de História e Geografia de Portugal

O professor Carlos Albano, na disciplina de História e Geografia de Portugal, solicitou aos alunos a realização de trabalhos de investigação, utilizando, desta forma, os recursos disponíveis ao nível da literacia da informação. 
Alguns desses trabalhos poderão ser vistos aqui. Para isso, basta clicar na imagem.