20 de maio de 2011

“Quem conta um ponto… acrescenta um ponto”

Aluna do 6º ano, do Agrupamento de Escolas de Mangualde, obteve o 2º lugar no concurso nacional “ Quem conta um ponto… acrescenta um ponto”

O semanário SOL, associado ao Plano Nacional de Leitura, levou a cabo o concurso “Quem conta um conto, acrescenta um ponto...” que teve como objectivo procurar estimular os hábitos de leitura e de escrita nos alunos do 2º ciclo. Esse projecto abrangia todas as escolas do 2º ciclo de Portugal continental, num total de cerca de 1000 escolas.
O objectivo foi desafiar os alunos das turmas do 2º ciclo  a escreverem um conto que desse seguimento a um dos livros da colecção CLÁSSICOS PORTUGUESES CONTADOS ÀS CRIANÇAS, editada com o semanário SOL em 2008, recorrendo à competência narrativa e imaginação. Os critérios a que tinham que obedecer eram os seguintes: coesão e coerência textual com o livro seleccionado; correcção e clareza; riqueza e qualidade estética; originalidade.

A biblioteca escolar, desde o início que incentivou os alunos a participarem nesta iniciativa contando com o apoio dos professores de Língua Portuguesa. Foram vários os participantes mas o júri só podia escolher um trabalho!
Esta escolha veio a revelar-se uma boa aposta! O nosso Agrupamento está de parabéns, pois temos entre nós a aluna que obteve o segundo prémio. Bárbara Pereira, do 6º B, escolheu a obra “O Bobo” que lhe valeu este reconhecimento público, além de receber óptimos prémios: uma estadia de uma semana para vencedor e família (4 pessoas) no ZMAR, um Computador Portátil e uma Colecção DVD Juvenil.
A sessão solene de entrega de prémios para a aluna será no próximo dia 1 de Junho, no Liceu Passos Manuel, em Lisboa.
Além destes prémios para a aluna, a turma e a escola também serão presenteados com um computador e um dia de actividades para a turma do vencedor no PARQUE AVENTURA DO JAMOR. Essa “aventura” será no dia 13 de Junho e conta com o apoio da Câmara na cedência dos transportes para a turma, a quem, desde já agradecemos.

Uma palavra de carinho muito especial para a Bárbara, que a todos alegrou com o seu desempenho e desejamos que este seja o primeiro de muitos prémios na sua vida de estudante.

Como agradecimento transcrevo uma citação que espelha tudo o que poderíamos dizer:
"Liderar não é impor; mas despertar nos outros a vontade de fazer."
A diferença entre o possível e o impossível está na vontade humana.” (Autor Desconhecido)

2 comentários:

  1. Muitos parabéns, Bárbara! Que este seja o 1º de muitos prémios e sorrisos pela vida fora!
    Um beijinho especial da "Ri Ri"!

    ResponderEliminar