5 de dezembro de 2018
Feira do Livro - 3 a 7 de dezembro
Vimos por este meio convidar a comunidade educativa para visitar a Feira do Livro, que decorrerá na biblioteca da GEA, de 3 a 7 de dezembro, entre a 8:30 e as 17:00 horas.
Não sabe o que há-de oferecer neste Natal? Então pense nos benefícios da leitura e, não hesite!
Um livro, um "presente eterno"!
3 de dezembro de 2018
Comemoração do Dia Internacional das Pessoas com Deficiência - História "O Rei e a Estrela" - alunos NEEs
No âmbito da Comemoração do Dia Internacional das Pessoas com Deficiência, alguns alunos NEEs foram presenteados com diversas atividades.
No dia 3 de dezembro, foi-lhes contada a história "O Rei e a Estrela" de Vanda Furtado Marques. A sessão foi realizada na sala do futuro, na ESFA. O professor Sérgio começou por ler a história, tendo de seguida usado a aplicação Plickers para realizar um questionário sobre a mesma. No final as crianças desenharam aquilo que mais os marcou na história.
No dia 4 de dezembro terão uma sessão de cinema, acompanhada das indispensáveis pipocas, no auditório da ACO.
No dia 3 de dezembro, foi-lhes contada a história "O Rei e a Estrela" de Vanda Furtado Marques. A sessão foi realizada na sala do futuro, na ESFA. O professor Sérgio começou por ler a história, tendo de seguida usado a aplicação Plickers para realizar um questionário sobre a mesma. No final as crianças desenharam aquilo que mais os marcou na história.
No dia 4 de dezembro terão uma sessão de cinema, acompanhada das indispensáveis pipocas, no auditório da ACO.
Os
professores e os alunos gostaram muito da iniciativa das Bibliotecas Escolares e mostraram-se interessados em dar continuidade à mesma.
LITERACIA 3Di - Literacia da leitura
Nos dias 29 e 30 realizou-se na biblioteca da GEA a prova relativa ao desafio LITERACIA 3Di, literacia da leitura. Inscreveram-se 13 alunos, das turmas do 7º A e do 7º E. Os alunos mostraram-se satisfeitos com o seu desempenho. Aguardamos, agora, os resultados.
27 de novembro de 2018
"Gui e o Natal verde no planeta azul" - NEEs
No âmbito da Educação para a Cidadania, a fim de motivar os alunos para a reciclagem, lemos a história "Gui e o Natal verde no planeta azul" aos alunos com Necessidades Educativas Especiais.
Trata-se de um conto de Natal tendo como pano de fundo a importância da reciclagem e da partilha, assuntos prementes nos dias de hoje.
No final da sessão foi visualizada a canção "Vamos reciclar", seguida da elaboração de 2 fichas de aplicação dos temas tratados. Os alunos mostraram interesse na atividade e concordaram que era importante preservar a natureza.
No final da sessão foi visualizada a canção "Vamos reciclar", seguida da elaboração de 2 fichas de aplicação dos temas tratados. Os alunos mostraram interesse na atividade e concordaram que era importante preservar a natureza.
26 de novembro de 2018
História "Gui e o Natal verde no planeta azul" - JI S. Julião
Na sexta feira, o grupo das Voluntárias da Leitura, fez uma leitura encenada da história "Gui e o Natal verde no planeta azul" se Sandra Serra, no JI de S. Julião, integrada no projeto de proteção ao ambiente que este ano as educadoras estão a desenvolver.
Trata-se de um conto de Natal tendo como pano de fundo a importância da reciclagem e, claro, o Pai Natal.
22 de novembro de 2018
Comemoração do Dia Internacional dos Direitos das Crianças
Tendo em vista a comemoração do Dia Internacional dos Direitos das Crianças, os alunos do 7º A prepararam a canção "A escola" e fizeram vários poemas tendo por base os Direitos das Crianças, nas aulas de cidadania, com a professora Agostinha Gomes e foram apresentá-los às 3 turmas do JI da ACO. A professora bibliotecária da GEA leu, ainda, às crianças, a história "Quando me sinto zangado" de Trace Moroney, para esclarecer a ideia de "direito" e "dever". A sessão correu muito bem. Parabéns aos intervenientes!
20 de novembro de 2018
"Concurso de Máscaras de Halloween" - trabalhos dos alunos
Está patente, até ao dia 30/11/2018, na Biblioteca da GEA, a exposição de trabalhos dos alunos, dos 5º e 6º anos, realizados no âmbito do "Concurso de Máscaras de Halloween".
Visite a exposição!
Visite a exposição!
19 de novembro de 2018
Teatro "O Cavaleiro da Dinamarca"
O grupo disciplinar de Português e a Biblioteca
Escolar solicitaram a apresentação de “O
Cavaleiro da Dinamarca”, (que integra a lista de obras das Aprendizagens
Essenciais de Português para o 7.° ano), na Biblioteca Municipal de
Mangualde, pelo Teatro Educa. O teatro foi dirigido às turmas do 7º ano. Os alunos referiram que gostaram muito. Seguem-se algumas fotos ilustrativas do evento.

13 de novembro de 2018
As três palavras perdidas de Rita Vilela - alunos NEEs
No seguimento da sessão anterior, foi feita mais uma sessão com os alunos NEEs tendo em vista contribuir para a sua formação pessoal e social. Assim foi lida a história "As três palavras perdidas" de Rita Vilela, mantendo sempre o diálogo com os alunos, visionado o vídeo "Boas maneiras" de Maria de Vasconcelos e realizada uma sopa de letras e uma ficha de registo das palavras "mágicas".
Tendo sido questionados, os alunos mostraram agrado relativamente à atividade.
Subscrever:
Mensagens (Atom)




















