3 de dezembro de 2018

Comemoração do Dia Internacional das Pessoas com Deficiência - História "O Rei e a Estrela" - alunos NEEs

No âmbito da  Comemoração do Dia Internacional das Pessoas com Deficiência, alguns alunos NEEs foram presenteados com diversas atividades.
No dia 3 de dezembro, foi-lhes contada a história "O Rei e a Estrela" de Vanda Furtado Marques. A sessão foi realizada na sala do futuro, na ESFA. O professor Sérgio começou por ler a história, tendo de seguida usado a aplicação Plickers para realizar um questionário sobre a mesma. No final as crianças desenharam aquilo que mais os marcou na história.
No dia 4 de dezembro terão uma sessão de cinema, acompanhada das indispensáveis pipocas, no auditório da ACO.
Os professores e os alunos gostaram muito da iniciativa das Bibliotecas Escolares e mostraram-se interessados em dar continuidade à mesma.






LITERACIA 3Di - Literacia da leitura

Nos dias 29 e 30 realizou-se na biblioteca da GEA a prova relativa ao desafio LITERACIA 3Di, literacia da leitura. Inscreveram-se 13 alunos, das turmas do 7º A e do 7º E. Os alunos mostraram-se satisfeitos com o seu desempenho. Aguardamos, agora, os resultados.

27 de novembro de 2018

"Gui e o Natal verde no planeta azul" - NEEs

No âmbito da Educação para a Cidadania, a fim de motivar os alunos para a reciclagem, lemos a história "Gui e o Natal verde no planeta azul" aos alunos com Necessidades Educativas Especiais. 
Trata-se de um conto de Natal tendo como pano de fundo a importância da reciclagem e da partilha, assuntos prementes nos dias de hoje.
No final da sessão foi visualizada a canção "Vamos reciclar", seguida da elaboração de 2 fichas de aplicação dos temas tratados. Os alunos mostraram interesse na atividade e concordaram que era importante preservar a natureza.


26 de novembro de 2018

História "Gui e o Natal verde no planeta azul" - JI S. Julião

Na sexta feira, o grupo das Voluntárias da Leitura, fez uma leitura encenada da história "Gui e o Natal verde no planeta azul" se Sandra Serra, no JI de S. Julião, integrada no projeto de proteção ao ambiente que este ano as educadoras estão a desenvolver. 
Trata-se de um conto de Natal tendo como pano de fundo a importância da reciclagem e, claro, o Pai Natal. 



22 de novembro de 2018

Comemoração do Dia Internacional dos Direitos das Crianças

Tendo em vista a comemoração do Dia Internacional dos Direitos das Crianças, os alunos do 7º A prepararam a canção "A escola" e fizeram vários poemas tendo por base os Direitos das Crianças, nas aulas de cidadania, com a professora Agostinha Gomes e foram apresentá-los às 3 turmas do JI da ACO. A professora bibliotecária da GEA leu, ainda, às crianças, a história "Quando me sinto zangado" de Trace Moroney, para esclarecer a ideia de "direito" e "dever". A sessão correu muito bem. Parabéns aos intervenientes!




20 de novembro de 2018

"Concurso de Máscaras de Halloween" - trabalhos dos alunos

Está patente, até ao dia 30/11/2018, na Biblioteca da GEA, a exposição de trabalhos dos alunos, dos 5º e 6º anos, realizados no âmbito do "Concurso de Máscaras de Halloween".
Visite a exposição!



19 de novembro de 2018

Teatro "O Cavaleiro da Dinamarca"



O grupo disciplinar de Português e a Biblioteca Escolar solicitaram a apresentação de “O Cavaleiro da Dinamarca”, (que integra a lista de obras das Aprendizagens Essenciais de Português para o 7.° ano), na Biblioteca Municipal de Mangualde, pelo Teatro Educa. O teatro foi dirigido às turmas do 7º ano. Os alunos referiram que gostaram muito. Seguem-se algumas fotos ilustrativas do evento.






13 de novembro de 2018

As três palavras perdidas de Rita Vilela - alunos NEEs

No seguimento da sessão anterior, foi feita mais uma sessão com os alunos NEEs tendo em vista contribuir para a sua formação pessoal e social. Assim foi lida a história "As três palavras perdidas" de Rita Vilela, mantendo sempre o diálogo com os alunos, visionado o vídeo "Boas maneiras" de Maria de Vasconcelos e realizada uma sopa de letras e uma ficha de registo das palavras "mágicas".
Tendo sido questionados, os alunos mostraram agrado relativamente à atividade.

6 de novembro de 2018

Exposição dos trabalhos dos alunos - 5º A, 5º B, 6º B e 6º C

Está patente uma exposição de trabalhos dos alunos das turmas 5º A, 5º B, 6º B e 6º C, realizados nas aulas dos professores Carlos Albano e João Carlos Alves. As temáticas dos trabalhos são as seguintes: a "Alimentação Saudável" e o "Desenvolvimento Sustentável".

Visite a exposição! Vai ver que vale a pena.