26 de novembro de 2018

História "Gui e o Natal verde no planeta azul" - JI S. Julião

Na sexta feira, o grupo das Voluntárias da Leitura, fez uma leitura encenada da história "Gui e o Natal verde no planeta azul" se Sandra Serra, no JI de S. Julião, integrada no projeto de proteção ao ambiente que este ano as educadoras estão a desenvolver. 
Trata-se de um conto de Natal tendo como pano de fundo a importância da reciclagem e, claro, o Pai Natal. 



22 de novembro de 2018

Comemoração do Dia Internacional dos Direitos das Crianças

Tendo em vista a comemoração do Dia Internacional dos Direitos das Crianças, os alunos do 7º A prepararam a canção "A escola" e fizeram vários poemas tendo por base os Direitos das Crianças, nas aulas de cidadania, com a professora Agostinha Gomes e foram apresentá-los às 3 turmas do JI da ACO. A professora bibliotecária da GEA leu, ainda, às crianças, a história "Quando me sinto zangado" de Trace Moroney, para esclarecer a ideia de "direito" e "dever". A sessão correu muito bem. Parabéns aos intervenientes!




20 de novembro de 2018

"Concurso de Máscaras de Halloween" - trabalhos dos alunos

Está patente, até ao dia 30/11/2018, na Biblioteca da GEA, a exposição de trabalhos dos alunos, dos 5º e 6º anos, realizados no âmbito do "Concurso de Máscaras de Halloween".
Visite a exposição!



19 de novembro de 2018

Teatro "O Cavaleiro da Dinamarca"



O grupo disciplinar de Português e a Biblioteca Escolar solicitaram a apresentação de “O Cavaleiro da Dinamarca”, (que integra a lista de obras das Aprendizagens Essenciais de Português para o 7.° ano), na Biblioteca Municipal de Mangualde, pelo Teatro Educa. O teatro foi dirigido às turmas do 7º ano. Os alunos referiram que gostaram muito. Seguem-se algumas fotos ilustrativas do evento.






13 de novembro de 2018

As três palavras perdidas de Rita Vilela - alunos NEEs

No seguimento da sessão anterior, foi feita mais uma sessão com os alunos NEEs tendo em vista contribuir para a sua formação pessoal e social. Assim foi lida a história "As três palavras perdidas" de Rita Vilela, mantendo sempre o diálogo com os alunos, visionado o vídeo "Boas maneiras" de Maria de Vasconcelos e realizada uma sopa de letras e uma ficha de registo das palavras "mágicas".
Tendo sido questionados, os alunos mostraram agrado relativamente à atividade.

6 de novembro de 2018

Exposição dos trabalhos dos alunos - 5º A, 5º B, 6º B e 6º C

Está patente uma exposição de trabalhos dos alunos das turmas 5º A, 5º B, 6º B e 6º C, realizados nas aulas dos professores Carlos Albano e João Carlos Alves. As temáticas dos trabalhos são as seguintes: a "Alimentação Saudável" e o "Desenvolvimento Sustentável".

Visite a exposição! Vai ver que vale a pena.


1 de novembro de 2018

"Leituras Enfeitiçadas"


O dia Halloween, dia 31 de outubro, foi mais uma vez comemorado em Mangualde, através de mais uma edição de “Leituras Enfeitiçadas”. A iniciativa foi da responsabilidade do Município de Mangualde através da Biblioteca Municipal Dr. Alexandre Alves, com a participação do “Teatro Hábitos” e das Bibliotecas Escolares do concelho. Nesse evento realizaram-se diversas leituras, performances e exposições.
Os alunos do Agrupamento de Escolas de Mangualde participaram ativamente nas leituras e, ainda, no “Concurso de Máscaras”, dirigido, no caso da GEA, aos alunos dos 5º e 6º anos, cujos trabalhos estão expostos na Biblioteca Municipal.

Os alunos premiadas da GEA foram os seguintes:
- 5º ano – Diogo Oliveira, 5º D;
- 6º ano – Cristiana Ribeiro, 6º B.

O nosso agradecimento a todos os professores de EV e ET  e aos alunos participantes pela grande adesão às atividades propostas.
Seguem-se algumas fotos da noite de Halloween.



31 de outubro de 2018

Vamos promover a leitura!

Está a decorrer na Biblioteca da GEA a 2ª atividade no âmbito do projeto "Vamos promover a leitura!".

Vai à biblioteca e descobre o enigma!

Sessão de leitura - "O Desejo da Bruxa" (alunos de Educação Especial)

Ontem, fizemos mais uma sessão de leitura com os alunos de Educação Especial, sendo abordada a temática das "palavras mágicas" enquadrada pela comemoração do Halloween.

Assim, iniciámos a sessão com o conto "O Desejo da Bruxa". A bruxa queria ser fada, mas não se lembrava das palavras mágicas. Depois de várias tentativas frustradas, conseguiu, finalmente, lembrar-se das palavras mágicas "Por Favor", passando, imediatamente, a ser fada.

Seguiu-se um breve diálogo com os alunos para que eles compreendessem a importância de nos dirigirmos aos outros com educação e fazendo uso das palavras mágicas que se devem usar nas diversas situações do nosso dia a dia.

A história  pode ser ouvida no seguinte link.: https://slideplayer.com.br/slide/1535463/

No final da sessão, os alunos realizaram labirintos e jogos de números ligadas ao Halloween.