20 de março de 2018

Semana da Leitura 2018 - 3º dia

Hoje o dia iniciou-se com um "Atelier de Poesia" na Biblioteca Escolar dinamizado pela professora Paula Almeida. Participaram o 5ºB, o 5ºE e o 5ºF.





Houve também leituras musicadas na sala de aula protagonizadas pelos professores Adriano Sequeira, Isabel Sá Pinto e Sérgio Rodrigues:


Na parte da tarde realizou-se o concurso de leitura do 2º ano em que participaram os 3 melhores leitores de cada turma da GEA:





19 de março de 2018

Semana da Leitura 2018 - 2º Dia

No segundo dia da Semana da Leitura, começámos o dia com a atividade "Todos a ler"
Os alunos do 1.º ciclo receberam a história "A Fada Palavrinha e o Gigante da Biblioteca" de Luísa Ducla Soares e no 2.º ciclo a história foi "O canteiro dos livros" de José Jorge Letria.


De seguida fomos à Câmara Municipal participar com umas leituras na Reunião de Câmara:






Durante a tarde fomos à ESFA com os alunos do 4º ano a serem os protagonistas. 
Lemos na secretaria da escola, num dos gabinetes da Direção da Escola, na sala de professores, na sala do Centro de Formação EDUFOR e em algumas das salas de aula.








 

18 de março de 2018

Semana da Leitura 2018 - 1º Dia

A semana da Leitura excecionalmente começou na sexta-feira dia 16 de março com a atividade "Lili e Riri vêm ler para ti" em apresentaram o seu livro "Uma mão cheia de histórias" para todos os alunos do pré-escolar do do Agrupamento Mangualde.
Foi uma atividade muito divertida! As crianças gostaram imenso!




Cartaz da Semana da Leitura 2018


Hora do Conto - 4º Ano (2º Período)

Na primeira semana de março, todas as turmas do 4º ano da GEA vieram à nossa Biblioteca para participarem nas sessões de “Hora do Conto” em que foi explorada a obra de José Saramago "A Maior Flor do Mundo".
De seguida fez-se a ficha de leitura da obra explorada e fez-se um trabalho de expressão plástica relacionada com o livro, onde cada aluno desenhou a parte da história que mais gostou. Foi também proposto a todos os alunos que em sala de aula contasse a história por palavras suas. Esperamos por essas histórias!







Vencedores e participantes do CNL - Fase Escola

Vencedor do 1º Ciclo: Lara Lopes do 4º B

Vencedor do 2º Ciclo: Alexandre Sousa do 5º B

Os outros participantes:








16 de fevereiro de 2018

Resultados do Concurso Nacional de Leitura - Fase Escola

No início deste mês realizaram-se as provas do Concurso Nacional de Leitura para o 1º e 2º Ciclo.
Os resultados de cada Ciclo foram os seguintes:



Fevereiro nas BE's

A iniciar o mês, assinalámos a Semana da Internet Segura, uma iniciativa europeia que se celebra desde 2004 com o objetivo de sensibilizar sobretudo os mais jovens para os cuidados a ter na rede global. Para além da exposição/divulgação de vários materiais alusivos, estão a ser dinamizadas pela Escola Segura várias sessões para os alunos do 5º e 6º ano e o Banco de Portugal colaborou também nesta iniciativa, dinamizando uma sessão sobre fraude (fraude bancária, fraude na Internet) para os alunos mais velhos. Contaremos ainda com esta entidade para as sessões que irão acontecer este mês sobre Literacia Financeira destinadas aos alunos 1º e do 7ºanos.
A GEA promoveu na biblioteca durante esta semana um atelier de Carnaval.
Temos 4 alunos apurados para as sessões distritais do concurso Literacia 3Di cujas provas se irão realizar em Viseu no final do mês. Também com vista a selecionar alunos para a fase distrital, irão decorrer as provas do Concurso Nacional de Leitura, este ano, a abranger todos os ciclos.
No próximo dia 15 receberemos na ESFA o projeto “Inspira o teu professor” no qual irão participar 4 turmas do ensino profissional.
A partir do dia 26 será possível ver no átrio da biblioteca da ESFA uma exposição de “Origamis” realizada pelos alunos do 9º PIEF, coordenados pela docente Dália Aparício.
Ao longo do mês realizam-se as “Horas do Conto” e os desafios habituais.

Bom mês, boas leituras!


Atelier de carnaval na BE

Na semana que antecede o Dia de Carnaval promoveu-se na nossa Biblioteca um Atelier de Carnaval aberto à participação de todos os alunos da GEA.
Este atelier foi dinamizado pelo professor Adriano e as participações de alunos foram muitas!



Hora do Conto - 3º Ano (2º Período)

De 5 a 9 de fevereiro, todas as turmas do 3º ano da GEA vieram à nossa Biblioteca para participarem nas sessões de “Hora do Conto” em que foram exploradas duas das histórias do livro “Trinta por uma linha” de António Torrado ("O cão e o gato" e "A gota com sede").
De seguida fez-se a ficha de leitura das histórias contadas e fez-se um trabalho de expressão plástica relacionada com a história "A gota com sede"em que cada aluno imaginou e desenhou o que faria se fosse uma gota  quando chegasse ao chão.